top of page

Você costuma avaliar o mercado de trabalho a cada 6 meses?

Por Juliana Starosky


A sua carreira precisa ser avaliada constantemente para que você se mantenha ativo no mercado de trabalho e no radar dos headhunters de Executive Search e Recrutadores das Empresas contratantes.


A enquete feita nessa semana no LinkedIn com objetivo de avaliar quantos profissionais costumam assumir o controle de sua carreira, teve mais de 11.111 visualizações, com 482 votos onde 62% dos profissionais costumam assumir o protagonismo e se manterem ativos no mercado de trabalho, mesmo estando empregados e 38% responderam que não costumam avaliar o mercado.




O que isso quer dizer:


1. Os que votaram SIM


Quem tem por hábito ou por experiência adquirida de já ter caído no mercado de trabalho sem aviso prévio, jamais irá terceirizar essa responsabilidade ao RH de sua empresa ou ao seu líder. É uma forma de analisarem qual o seu valor em comparação ao salário e benefícios que a empresa atual oferece, além de nível de responsabilidades e desafios. O que muitas vezes pode ser uma descoberta, você perceber que faz um trabalho de um Diretor, mas possui um cargo Gerencial com salário defasado.


Existe uma outra oportunidade que é você descobrir o que o mercado está buscando, desde cursos, idiomas, etc. Você pode também ter a consciência de que avaliando o que existe no mercado não faz sentido para você nesse momento da carreira.


Aqui na Starosky Consultoria, tivemos dois casos recentes onde um Gerente Sênior de Operações descobriu que o mercado está com salário abaixo do seu e ainda em regime PJ e o nível de cobrança muito maior. Já outro profissional em cargo de Gerência de Vendas Sênior, entendeu que o melhor é permanecer onde está e seguir com o seu Plano B, que é empreender. Também, tivemos um CEO que em um bate-papo descobriu que tem salário de um Diretor, mesmo estando em uma grande multinacional europeia.


O fato é que quando o profissional, para investir em seu autoconhecimento acaba descobrindo onde está e para onde deve caminhar, com maior segurança e controle sobre seu desenvolvimento de carreira.


Quando você avalia o mercado, não necessariamente você tem obrigação de aceitar a oferta que o headhunter ou recrutador lhe oferecem, afinal é você que tem maior poder sobre a escolha do que apenas a empresa. O mercado é isso ai, empresas abrem vagas e cabe o profissional ter interesse pelo negócio ou não.


2. Os que votaram Não


Costumam ser profissionais que vestem 100% a camisa da empresa ou tem um certo “medo” de arriscar e avaliar o novo, com receio de surgir algo melhor e eles terem que decidir entre ficar ou sair. Também, podemos pensar em profissionais que não sabem como fazer esse processo de avaliar o mercado de forma segura e profissional.


Podemos acompanhar no mercado as demissões em massa de empresas como Twitter e Facebook que são empresas multinacionais de inovação, que também oscilam e precisam tomar decisões que podem ser positiva para seus acionistas, mas não para os funcionários. Contudo, é fundamental que esse mercado é assim desde que atuo na área de RH, profissionais são contratados e demitidos a todo momento.


Só, não é legal esse modelo de demissão por e-mail, WhatApp sem uma humanização, afinal o profissional escolheu vestir a camisa da sua empresa ao invés de outro concorrente.

Também, vemos matérias que saíram essa semana no Valor Econômico sobre a “Infelicidade crescente no mercado de trabalho”, muitos profissionais estão estafados da rotina de reuniões, modelo de trabalho, cobranças excessivas.


O segredo do sucesso é você saber quais são seus valores e se a cultura onde você está alinhada a ele, o mundo perfeito infelizmente não existe, mas também não é admissível que você tolere o que está fora dos padrões do dito “normal”. Busque vestir a camisa da empresa, mas jamais deixe de vestir a sua também!


Carreira em empresa tem tempo de vida útil, saiba reconhecer em que nível você está e comece a planejar o seu projeto de vida.


"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes." Peter Drucker

------------------

Soluções para Profissionais, clique aqui

Conteúdos para sua carreira, clique aqui


Fundadora da Starosky Consultoria de RH desde 2012 | Headhunter | Mentora em Recolocação & Transição de Carreira |+ 3mil assessorados | + 15 anos em Executive Search |+ 44k seguidores |+ 27k conexões e 171 artigos publicados


Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores.


Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Saiba mais: clique aqui


Contatos

WhatsApp: (11) 97319-9230

juliana@staroskyconsultoria.com.br

www.julianastarosky.com.br

Kommentare


Onde estamos: Av. Agami, 40 - Moema

São Paulo - SP e Alphaville - SP

WhatsApp | Cel.: (11) 97319-9230

E-mail: contato@staroskyconsultoria.com.br

  • LinkedIn
  • Spotify
  • Instagram
  • Whatsapp

© 2012 Criado orgulhosamente por Juliana Starosky, sócia fundadora da

Starosky Consultoria de RH Ltda - Todos os direitos autorais reservados

bottom of page