Quando chega a hora de cuidar de si mesmo na carreira.
- Juliana Starosky
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Por Juliana Starosky
Em meio à acelerada rotina do mundo corporativo, que é altamente competitivo é fácil nos perdermos nos demandantes compromissos profissionais, colocando em segundo plano nossas necessidades individuais. No entanto, o equilíbrio entre carreira e autocuidado não apenas é essencial para nossa saúde, como também é vital para um desempenho sustentável e contínuo crescimento profissional. A história de Luiz, um Gerente Financeiro, é um testemunho impactante desse fenômeno.

Luiz era o tipo de profissional que todos admiravam, dedicado, preciso e extremamente comprometido com seu trabalho. Porém, sua devoção ao cargo tinha um preço. Seu dia era repleto de reuniões, muitas vezes seguidas de horas extras no escritório. Tornou-se comum para ele assumir tarefas de sua equipe, relutando em delegar responsabilidades por medo de que as coisas não fossem feitas da maneira exata que desejava.
Esse ciclo incessante não apenas afetou sua saúde física, levando-o a negligenciar consultas médicas e adotar hábitos alimentares prejudiciais, como também impediu-o de dedicar tempo ao próprio crescimento, "vestiu e dormiu com a camisa da empresa" e esqueceu de "vestir a sua própria camisa". A oportunidade de fazer novos cursos, desenvolver networking, saber o que quer para si, ampliar seus horizontes e oxigenar sua mente foi sendo deixada de lado. Luiz colocou toda sua energia em um único aspecto de sua vida, esperando constante reconhecimento e validação.
A história da trajetória de Luiz no cargo veio como um alerta: o cansaço acumulado e o estresse crônico desencadearam problemas de saúde que o afastaram temporariamente do trabalho. Esse período de pausa forçada levou-o a refletir sobre suas escolhas e prioridades.
Todos temos um pouco de "Luiz" dentro de nós. Em um mundo que frequentemente glorifica a cultura do excesso de trabalho, torna-se imprescindível reconhecer quando é hora de ser "egoísta" em benefício da nossa saúde e bem-estar. Gosto de usar a analogia do copo de água: "Se o enchemos demais, ele transborda". O equilíbrio, portanto, é a chave para o sucesso.
Agora, lhe proponho uma tarefa de autoavaliação: Reserve um momento para refletir sobre suas prioridades atuais. Pergunte-se: Estou equilibrando meu tempo entre trabalho, autocuidado e desenvolvimento pessoal? O que posso delegar ou repensar em minha rotina para garantir que estou cuidando de minha saúde e bem-estar?
"No empenho de sermos indispensáveis, corremos o risco de nos tornar insustentáveis. Cuide de si mesmo para que sua carreira e saúde floresçam em harmonia."
_____
🤩Ah, tenho alguns convites, se fizer sentido para você que deseja investir em sua carreira!
Se você gostou do artigo, curta, comente ou compartilhe com sua rede!
👉🏻Saiba mais sobre mim: https://bit.ly/41VATSF
👉🏻Me siga aqui no LinkedIn - https://bit.ly/3HtjqZx
👉🏻Assine a Newsletter Headhunter de sua carreira - https://bit.ly/41EuFGw
Grande abraço e uma boa semana!
Juliana Starosky
Comentários