Por Juliana Starosky
Você sabe que todos nós construímos ao longo da vida uma Marca Pessoal, seja com recursos focados em pontos fortes reais ou imaginários, procuramos sempre mostrar o melhor ou até mesmo apenas os pontos fracos se você é auto sabotador. Normalmente, você faz isso consciente ou inconscientemente nos relacionamentos pessoais, profissionais e em redes sociais como no próprio LinkedIn.
E sendo assim, você atrai o que propaga, sejam seguidores, recrutadores, headhunters, pessoas que se espelham em você ou apenas gostam do conteúdo que você compartilha nas redes.
Durante anos, empresas e profissionais estão se utilizando das redes sociais para vender sua marca e mostrar seu valor e como ajudar a resolver um problema de acordo com sua experiência real ou até mesmo imaginária, sim infelizmente tem os que dizem saber algo mas nunca tiveram experiência prática.
Agora, vamos falar sobre você profissional que esta querendo um novo desafio dentro da própria empresa, aquela promoção tão esperada ou você profissional que deseja olhar o mercado de trabalho. É de extrema importância que coloque na gaveta sua crença de que "quem se vende é uma pessoa ruim", talvez você tenha uma experiência negativa com o marketing pessoal, com aquele "puxa saco" ou então o "cara que fala demais e faz de menos". Pense, se você não mostra seu valor, além das atividades e resultados que gera em sua empresa, como o mercado vai saber o seu valor?
Na prática como você pode fazer isso?
Invista em autoconhecimento: Você pode contratar o serviço de uma consultora independente ou de uma recomendação de mercado para aplicar ferramentas de avaliação em você, ou se a sua empresa já fez esse trabalho pegue esse material e colha o que é positivo, afinal ninguém vende o que tem a desenvolver e sim seus pontos fortes. Os pontos a desenvolver, você pode contratar uma Coach ou Mentora de Carreira para lhe ajudar nesse processo de crescimento.
Tenha um Currículo atrativo: Para você construir seu perfil no LinkedIn, que já irei falar logo abaixo você primeiro precisa olhar sua carreira e isso começa pelo seu Currículo, que não é um simples papel e já vi alguns profissionais vendendo cursos de recolocação, rasgando o Currículo e dizendo que isso é coisa do passado. Muita bobagem! Essa ferramenta é super válida para você criar uma consciência sobre o que já fez e gostaria de fazer em sua vida profissional, não dá para fazer isso com conteúdos jogados ao vento, é necessário conteúdo de sua vivência profissional, o seu CHAVE (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoção) e um bom recrutador sabe analisar um Currículo e identificar muitas competências suas, se você souber escrever seu Currículo atrativamente é claro.
Utilize o LinkedIn profissionalmente: A maior ferramenta de networking mundial é o LinkedIn, isso é fato e não tem outra até o momento que chegue perto dele. Atualmente, são em torno de 550 milhões de usuários em 200 países, só no Brasil são mais de 29 milhões de usuários. Então, imagine toda essa rede ou uma parte dela conseguir ver um perfil profissional, engajado com conteúdos relevantes em sua área de atuação?
Invista em escrever seu perfil no LinkedIn: Seja profissional e não um preguiçoso que acredita que é a mesma coisa que o Facebook, porque não é. Aqui você tem chances de gerar fonte de renda para sua vida, se souber explorar a ferramenta com algoritmos de acordo com seu objetivo.
Faça networking eficaz: O que é isso? É se conectar com recrutadores ou seguir eles (porque muitos já estouraram o limite de 30 mil conexões, esse é o limite do LinkedIn), o mesmo com seus possíveis líderes e empresas que são de seu interesse.
Você pode ter um perfil em inglês e outro em português, sabia? Então, isso pode facilitar que pessoas de outros países consigam ver seu perfil, já que o português não é a língua mais utilizada mundialmente e sim o inglês.
Engaje com conteúdos para que suas conexões o vejam: Alguns profissionais criam perfil no linkedin e esquecem de que ele precisa se manter vivo, é igual o tamanguchi, para quem é da época dele sabe que era uma espécie de chaveiro que com um animalzinho dentro que você precisava alimentar, dar água, fazer dormir e etc porque se não o bichinho morria? Então, assim é seu perfil no LinkedIn, se você não alimenta ele dificilmente é escalado na pesquisa pelos recrutadores e visto por quem esta em sua empresa, caso esteja na busca da promoção. Esses conteúdos podem ser imagens, vídeos e textos todos com fontes seguras e de autoridades no assunto, assim como você que pode publicar seus próprios conteúdos.
Então, esses são apenas alguns motivos pelos quais a marca pessoal é mais importante do que nunca e, por causa da pandemia, aumentou a necessidade de todos de promover sua marca pessoal online e mantê-la.
Pessoas que investem em suas carreiras e na construção de sua marca pessoal comentam que a "sorte" começa a bater em sua porta, e novas oportunidades surgem, além de conhecer muitas pessoas que se identificam com você!
Então, se você ainda não atualizou seu LinkedIn ou páginas de mídia social, comece hoje e veja o impacto que isso pode ter no seu futuro!
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Saiba mais quem é Juliana Starosky: Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Autora do Blog do Headhunter | Por Juliana Starosky com mais de 191.364 visualizações: https://julianastarosky.blogspot.com/
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