O Mercado de Trabalho mudou e ninguém lhe avisou!
- Juliana Starosky
- 8 de jul. de 2024
- 4 min de leitura
Por Juliana Starosky
Hoje quero compartilhar uma análise que tenho feito após conversar com headhunters de mercado, recrutadores e profissionais – “O Mercado de Trabalho mudou e ninguém lhe avisou!”

Vamos conversar sobre algo que tem mexido bastante com o mercado de trabalho nos últimos tempos. Se você sente que as regras do jogo mudaram e que ninguém lhe avisou, não está sozinho. Muitas diretorias com altos salários estão sendo substituídas por profissionais nos níveis gerenciais, que recebem metade do salário. Surpreso? Deixe-me explicar melhor.
Aqui na consultoria o que mais ouço é: "Juliana, aqui na empresa estão demitindo quem tem alto salário para contratar profissionais com salários pela metade." – “Juliana, estão demitindo os superqualificados com salários CLT para contratar no regime PJ.” – “Juliana, pessoas com anos de empresa, estão sendo demitidas para contratar profissionais com salários menores.” – “Juliana, aqui estão demitindo os Diretores para contratar Gerentes de Projetos.” – “Juliana, aqui a ordem é: faça mais com menos, nosso crescimento é horizontal agora.” – “Juliana, preciso demitir minha equipe Sênior para contratar Júnior.” Uau, complexo não é mesmo?
A Nova Realidade do Mercado de Trabalho
Recentemente, tenho observado uma tendência que pode parecer alarmante para muitos. Grandes empresas estão optando por cortar diretorias bem remuneradas e contratar gerentes de projetos para assumir essas responsabilidades. Por quê? Bem, a resposta é simples: custo-benefício = fazer mais com menos. As empresas estão buscando otimizar seus recursos e, infelizmente, isso significa reduzir custos com salários e aqui está você no meio desse processo.
As Vagas Publicadas Não Mentem
Se você der uma olhada nas plataformas de emprego, verá uma enxurrada de vagas para Gerência de Projetos ou com títulos para cargos executivos, contudo na verdade são no nível Gerencial Júnior ou Coordenação. Esses profissionais estão cada vez mais assumindo posições que antes eram ocupadas por diretores. A lógica é que um gerente de projetos bem qualificado pode desempenhar funções estratégicas sem o peso salarial de uma diretoria. E as empresas estão aproveitando essa oportunidade. Para você, fez sentido? Sei que talvez deva estar irritado aí do outro lado, tudo bem! Eu verdadeiramente entendo, mas essa não é uma visão minha, mas como algumas empresas estão se comportando de forma muito igual quando o assunto são: Pessoas! E, como meu papel aqui é cuidar de sua carreira, preciso alertar você para que se planeje hoje e não seja pego desprevenido.
O Desafio dos Superqualificados
Outro ponto que merece nossa atenção é o dos profissionais superqualificados. Tenho recebido muitos relatos de pessoas extremamente capacitadas sendo deixadas de lado. Sim, eles são deixados de “molho” para que se sintam desmotivados e peçam demissão. Isso resolveria muita coisa, $$, não é mesmo? E sabe por quê? O viés inconsciente das empresas. Existe um medo de que esses profissionais sejam caros demais e que irão exigir crescimento profissional e reconhecimento – coisas que algumas empresas não estão dispostas a oferecer quando o custo de tudo está em primeiro lugar. Brinco aqui quando os profissionais me falam os salários, perguntando: “Mas, seu salário é em regime CLT, PJ ou por Propósito?” .
O Viés Inconsciente
É triste, mas verdadeiro. Muitos gestores ainda têm receio de contratar alguém que possa "ameaçar" suas posições ou que demande um investimento maior em desenvolvimento e salário. Isso cria um cenário onde talentos excepcionais são ignorados, e as empresas acabam perdendo a oportunidade de inovar e crescer com esses profissionais. Triste, mas a realidade, empresas são feitas de pessoas e são elas que ditam as regras e fazem a cultura de uma empresa.
Como Navegar por Esse Novo Cenário
Então, o que podemos fazer diante dessa nova realidade? Aqui vão algumas dicas:
1. Adaptabilidade: Esteja aberto a novas funções e responsabilidades. O mercado valoriza quem é flexível e pode se adaptar rapidamente às mudanças.
2. Visibilidade: Faça-se visível no mercado. Participe de eventos, networking estratégico em seu nicho e ativo e mantenha seu LinkedIn sempre atualizado. Ser lembrado é meio caminho andado para ser considerado e isso é orgânico, demora tempo e exige paciência.
3. Continuidade no Aprendizado: Invista em cursos e certificações que possam complementar suas habilidades. Isso mostra que você está sempre em busca de se aprimorar.
4. Networking Estratégico: Construa e mantenha relacionamentos profissionais sólidos. Muitas oportunidades surgem através de indicações e conexões pessoais. Não é o número de conexões que importam, mas sim, quem está em sua rede faz parte de seu nicho de interesse?
Esteja Preparado para o Futuro
O mercado de trabalho mudou, e mesmo que ninguém tenha lhe avisado, estar preparado é a melhor forma de se proteger e prosperar. Reconheça essas mudanças, adapte-se e continue investindo em você. As empresas podem estar mudando suas estratégias, mas o valor de um profissional capacitado e resiliente nunca será substituído, podemos pensar que essa estratégia adotada hoje por algumas empresas, pode ter um tempo de vida útil.
Para finalizar, como você não tem muito controle, muito menos eu! Sobre o que as empresas fazem, e muitas lideranças de forma inconscientes sustentam porque dormem com seus crachás, sem ter consciência de que um dia podem estar do outro lado. Vamos assumir o que podemos controlar e nos planejar para dar direção ao que nos faz sentido e bem.
E você, já percebeu essas mudanças em seu segmento e área de atuação?
Abraços,
Juliana Starosky
#MercadoDeTrabalho #Carreira #Liderança #CrescimentoProfissional #StaroskyConsultoria #HeadhunterdaCarreira
-------------------
Quem sou?
Sou Juliana Starosky, com mais de 18 anos de atuação no mercado e muito motivada a ajudar profissionais que estão no nível Gerencial ao Executivo a trabalharem as suas carreiras através de sua Marca Profissional para que no final a escolha que venham a fazer lhe proporcione bem-estar e gere impacto em sua vida e família.
Quer saber mais? Entre em contato comigo aqui no LinkedIn ou E-mail: juliana@staroskyconsultoria.com.br ou WhatsApp: (11) 97319-9230, vamos agendar uma data e hora com 20min para uma breve apresentação.
Você é da área de RH de empresas ou Headhunter de consultorias de executive search? O que acha de avaliar nosso Book Executivo aqui da Starosky Consultoria, com profissionais que já foram avaliados por nós e quem sabe, seja o profissional que sua empresa esteja procurando! A recomendação é custo zero, não somos uma empresa de recolocação e sim com foco em Desenvolvimento de Carreira.
Importante: Você também, pode me procurar nos contatos acima e solicitar maiores informações sobre os profissionais.
Comments