Por Juliana Starosky
Hoje quero falar com vocês sobre esse primeiro viés inconsciente que é sua faixa salarial e como ela pode eliminar você de um processo seletivo ao se candidatar para uma oferta de emprego aqui no LinkedIn, Gupy, Trabalhe Conosco de uma empresa ou através de um contato diretamente com o Recrutador ou Headhunter.
Vivemos um novo desafio no mercado de trabalho moderno que é a revisão das faixas salariais oferecidas por organizações. Recentemente, muitas empresas optaram por cortes ou reduções salariais, é só dar um Google que você verá as empresas que fazem demissões, sendo um reflexo das pressões por resultados financeiros imediatos. Mas aqui entre nós, isso levanta uma questão delicada e profundamente impactante: a prática de excluir candidatos com base na faixa salarial desejada já no início do processo de recrutamento, sem ao menos conversar com o profissional e fazer uma negociação justa para ambas as partes.
Vocês já devem ter percebido que, durante um processo seletivo, ao mencionar expectativas salariais ao se candidatar a uma vaga, provavelmente pode-se ser descartado imediatamente se o número não corresponder ao "mais barato" que a empresa está disposta a pagar. Muitas vezes, isso acontece mesmo quando a empresa poderia arcar com um valor justo pelo talento que está diante dela. A busca incessante por cortar custos frequentemente obscurece o valor real que profissionais qualificados trazem para a mesa – crescimento sustentável e inovação a longo prazo.
Além disso, enfrentamos um paradigma curioso e desafiador: profissionais superqualificados relutam em "descer alguns degraus" em sua carreira para retornar ao mercado. Isso é compreensível, não é? Todos trabalhamos duro para alcançar nossas posições, e ajustar nossas expectativas pode parecer um passo atrás. Mas o mercado atual exige flexibilidade, às vezes pedindo que até mesmo um CEO considere posições gerenciais. Contudo, mesmo que você opte em descer alguns degraus ainda temos outro viés inconsciente que é "poxa, mas ele é um CEO, vai aceitar essa oferta para depois encontrar algo melhor e sair da empresa." Esquecem que esse risco ocorre também para o profissional que pode aceitar a oferta e ser demitido sem aviso prévio, não é mesmo! Então, por que não aproveitar o profissional e todo seu conhecimento e experiência por um tempo determinado? Ah, saiba que se o ambiente e desafios forem agradáveis ao profissional ele possa ficar por muito tempo.
Este cenário serve como um lembrete crucial para todos nós: o valor de um profissional não está apenas no que ele pode fazer hoje, mas também no que ele pode inspirar e realizar amanhã. Líderes verdadeiros que não são escravos apenas de números imediatos, enxergam além dos números imediatos e reconhecem o potencial a longo prazo e sabem que o foco é a sustentação de seu negócio de forma orgânica. Já vimos uma determinada empresa super conhecida, que quase quebrou por ter acionistas pensando apenas em retorno financeiro e não zelando nada pela sua marca. Hoje vemos seus clientes migrarem para uma outra grande empresa que está nadando de braçada e irá investir bilhões em seu crescimento. É exatamente, sobre isso, não tem mágica!
Mas, e você profissional pensando em não se descapitalizar hoje e retornar ao mercado ou sair de uma empresa tóxica, como você, pode navegar por esse mercado turbulento e muito desafiador?
Primeiro, pesquisando o mercado de trabalho e entendendo como ele está sendo transparentes sobre nossas capacidades e expectativas salariais e tendo consciência de que o "Não" nós já temos.
Segundo, mantendo a mente aberta para oportunidades que possam parecer menos ideais à primeira vista, mas que ofereçam caminhos para crescimento e realização profissional.
Terceiro, escolha parceiros como a Starosky Consultoria, que compreendem a complexidade desse novo cenário e estão preparados para ajudar você a navegar por ele de maneira mais leve com muito profissionalismo, humanização (triste ter que falar isso, mas infelizmente muitos seres humanos perderem essa capacidade de ter empatia), através de uma metodologia estruturada e direcionada ao seu momento de carreira.
A todos vocês, líderes e executivos, lembrem-se: o valor verdadeiro muitas vezes exige um olhar atento e uma mente aberta, lembrando sempre que você precisa investir em sua marca profissional e vestir sua camisa na busca por novos desafios de carreira e isso é orgânico, que leva tempo e MUITA dedicação, com tolerância à frustração porque não temos controle sobre o que está lá fora, e como disse anteriormente:
O "Não, nós já temos mas para isso precisamos nos preparar, entender o mercado de trabalho, saber quem somos nesse mercado e dar o primeiro passo. Todo dia será um desafio, mas saiba que no final desse processo você poderá tirar muitas lições sobre si mesmo e sobre onde está e quer chegar.
Abraços,
Juliana Starosky
Quem sou:
Me chamo Juliana Starosky, mãe do Gabriel de 12 anos e casada com o André Moser. Em 2012, fundei a Starosky Consultoria com um propósito claro: equilibrar a vida profissional e pessoal de Gerentes e Executivos, colocando-os no radar do mercado para que sejam vistos e lembrados, seja para o Plano A ou B. Meu foco principal é você, profissional!
Sou muito procurada por brasileiros em todo o mundo e isso me motiva a oferecer um serviço personalizado e comprometido. Na Starosky Consultoria, adotamos uma abordagem customizada, pois acredito que cada ser humano é único! Comprometo-me a compreender suas necessidades específicas, garantindo um atendimento individual e livre de julgamentos.
Acredito que os resultados dos projetos que desenvolvo vêm da escuta atenta do cliente, combinada com minha experiência profunda do comportamento humano e mercado de trabalho, empatia e abordagem prática. Minha formação em Psicologia pela FMU-SP, aliada a especializações em carreira, vendas, marketing, negócios e comportamento humano, me capacitaram para esse trabalho tão significativo.
Nasci em uma cidade do interior de Santa Catarina e sou a filha caçula de uma família do agronegócio. Aos 18 anos, saí de casa para trabalhar e estudar em outra cidade. Em 2004, mudei-me para São Paulo, onde permaneço até hoje, construindo minha família e negócio. Meu objetivo é transformar vidas através das carreiras e negócios, e aqui na Starosky Consultoria, você é quem importa, não eu!
Bem, eu sou isso: Juliana Starosky. Além de uma profissional, sou alguém que vibra a cada conquista de meus clientes aqui na Starosky Consultoria!
#MercadoDeTrabalho hashtag#StaroskyConsultoria hashtag#HeadhunterDaCarreira hashtag#JulianaStarosky hashtag#ContrataçãoDeTalentos hashtag#FaixaSalarial
Commentaires