Por Juliana Starosky
Você se preparou e muitas vezes não faz ideia do que vem do outro lado quando esta a caminho de uma entrevista de emprego. Então vamos relatar aqui as perguntas mais comuns utilizadas por Recrutadores, Headhunters e Lideranças.
É claro, que uma entrevista leva em consideração a "dor da empresa" então elas serão utilizadas com objetivo de levantar seus conhecimentos técnicos (hard skills) e como você age (conhecimentos comportamentais ou soft skills).
Tendo consciência de que você já leu sobre a empresa, e se preparou para a entrevista buscando autoconhecimento, etc. Vamos para as perguntas mais usadas para você treinar ai as respostas. Uma grande dica é você pegar seu celular, mirar a câmera para você e gravar você respondendo as perguntas. Não existe ninguém mais crítico do que nós mesmos.
"Fale-me um pouco sobre você."
"Quais são os seus maiores pontos fortes?"
"Quais são os seus maiores pontos fracos?"
"O que você considera ser a sua maior conquista profissional?"
"Descreva o emprego dos seus sonhos."
"Por que você quer deixar seu emprego atual?"
"Que tipo de ambiente de trabalho você mais gosta?"
"Qual é o seu estilo de liderança?"
"Diga-me como você acha que outras pessoas o descreveriam."
"O que podemos esperar de você nos primeiros três meses?"
"O que você gosta de fazer fora do trabalho?"
"Qual seu atual ou último salário e benefícios?"
"Qual sua pretensão salarial?"
Pratique, a cada entrevista de emprego que participar, anote as perguntas utilizadas para seu registro e tente responder novamente, relembre o que respondeu e como poderia melhorar na próxima vez.
A prática e a capacidade da consciência da vulnerabilidade com quebras de paradigmas formam profissionais mais felizes em sua carreira. Já os que acreditam que estão sempre certos e que o mundo lá fora é malvado, é a pessoa que mais sofre. Afinal, sabemos que não existe a melhor empresa para se trabalhar, isso é mito! Existe sim, os melhores líderes com quem se trabalhar e isso é sorte você cair nas graças de alguém qualificado, bom líder e um verdadeiro mentor.
Procure assumir o que é seu, o que é do outro você não controla. Muito menos um julgamento ou uma pergunta que lhe incomode na entrevista. Coisas como:
"Nossa, mas o que levou você a ficar 15 anos na mesma empresa?" - Respire fundo, o outro esta demonstrrando curiosidade ou uma admiração porque ele entende que você é alguém que valoriza carreira.
Veja se faz sentido responder assim: "Sim, eu fiquei 15 anos na empresa porque sempre foi desafiado a construir algo novo e tive a oportunidade de estudar novas soluções, implementar e ver ela gerando resultados durante todos esses anos. Sou um profissional que veste a camisa e tenho pensamento de dono do negócio e foi por isso que fiquei 15 anos nela."
"Nossa, mas você é um Diretor Comercial e não tem MBA ou fala inglês fluente" - respire, o outro sempre terá a necessidade de identificar "gaps, falhas" nas outras pessoas, para amenizar as suas próprias falhas.
Veja se faz sentido responder assim: "Sim, eu não tenho MBA e inglês fluente porque sempre tive interesse em estudar, mas entendo que é algo que eu precise pensar em investir. Contudo, sou aquele profissional que esta sempre atarefado em entregar resultados e infelizmente acabei focando mais na empresa do que em mim mesmo." - Se, isso for algo que você vê como valor seria interessante investir em um MBA ou aulas particulares de inglês. Sei, que muitos utilizam tradudores quando necessário e não precisam com frequência, isso depende de sua atuação. Você não precisa de competências técnicas se o seu mercado não exige ou se você encontra outras formas de suprir esse gap.
Quanto mais consciência sobre quem você é, o que valoriza e deseja em sua carreira, menos reconhecimento externo você irá buscar, seu foco será em seus objetivos.
Precisa de ajuda? Conte comigo, clique aqui e veja como posso lhe assessorar em sua carreira.
__________________________________________
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Saiba mais quem é Juliana Starosky: Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Autora do Blog do Headhunter | Por Juliana Starosky com mais de 191.364 visualizações, clique aqui
Você também pode conferir o que preparamos para você na Loja da Carreira, clique aqui
Comments