top of page

Como planejar sua carreira?


Existe um momento para iniciar o planejamento de carreira? A resposta é não! Mas, o ideal é que você comece hoje.


Por Juliana Starosky





Sabemos que quando você ingressa no mercado de trabalho acaba aceitando oportunidades que lhe são oferecidas. Muitas vezes em áreas e segmentos que não lhe interessam, então você fica no “piloto automático”, deixando o tempo passar sem parar e olhar para si mesmo.


Existem, profissionais como Pedro que tem 43 anos que trabalha há 20 anos na mesma empresa, mas que foi assumindo diversos desafios em cargos e empresas do grupo, que lhe motivaram a permanecer e não ir para o mercado.


Para Pedro, isso é sucesso, estar em uma empresa que o reconheceu como talento e ser desafiado em estar em constante aprendizagem, mesmo que seja em uma única empresa, cultura. No caso, de Pedro sua carreira foi automaticamente planejada através de oportunidades internas que foram geradas e assim ele foi crescendo e hoje ocupa um cargo de Diretor de Vendas LATAM. Como é visto no mercado de trabalho? Para algumas empresas, Pedro é um profissional de grande valor com conhecimento e experiência em um único segmento (especialista) com carreira sólida, já para outras empresas pode ser visto como alguém sem ambição porque não correu o risco de buscar algo novo em outras empresas, mesmo que tenha migrado entre empresas diferentes do grupo. Profissional que o mercado de trabalho ainda contrata com muita facilidade.


Temos também, o João um profissional que começou sua carreira na área de Tecnologia em empresas no segmento de Tecnologia Software, desenvolveu sua carreira em mais de uma empresa no segmento de tecnologia. O João atua na área Comercial e Desenvolvimento de Negócios, hoje ocupa o cargo de Head de Vendas | Novos Negócios LATAM. Um profissional super sênior com seus +50 anos de vida, com muita história para contar e casos de sucesso.


Porém, um profissional que tem mais dificuldade para encontrar novas oportunidades de carreira, porque o mercado de trabalho brasileiro, tem preconceito SIM! O que motiva o mercado a não absorver profissionais extremamente seniores? Simples: são profissionais mais caros, com senso crítico para questionar lideranças inexperientes, além de um julgamento errado de que estão obsoletos em atualização do mercado e já não tem o mesmo ritmo de trabalho que os mais jovens.


Agora, o que isso tem a ver com planejamento de carreira? Simples, casos práticos de talentos reais que estão atuantes no mercado de trabalho brasileiro e que estão em momentos diferentes de carreira para fazer você refletir sobre a importância de planejar sua vida profissional.


Então, como você pode planejar a sua carreira?


1. Quais são seus valores?

Procure saber o que são valores para você e o que lhe causa bem-estar = felicidade. Para uns pode ser salário, para outros ambientes de trabalho (cultura) alinhado aos seus valores, bem como trabalho remoto, híbrido ou remoto


2. Quais são seus pontos fortes?

Faça uma avaliação com um especialista em carreira com frequência para ter consciência de pontos fortes que você possui hoje e se as atividades que você exerce estão aderentes a eles.


3. Quais são seus pontos a desenvolver?

Aceite sua vulnerabilidade e saiba que ninguém é bom em tudo, então você tem sim pontos a desenvolver. Entenda quais são eles e se causam impacto em sua atuação ou mercado que tem interesse. E em seguida, procure um consultor de carreiras e desenvolva esses pontos para que siga com seu projeto. Ninguém, muda do dia para noite, nem sempre 15 reuniões de Coaching fazem mágica, o processo é de dentro para você e como falamos de comportamento, você precisa querer, se empenhar e assumir que o ganhador da mudança é você.


4. Conheça o mercado de trabalho

Procure investigar as vagas que estão disponíveis em seu mercado, veja o que se pede na descrição do perfil e se você está no caminho certo. Estude a faixa salarial que são oferecidas, quem são os profissionais que ocupam o cargo que você almeja via LinkedIn e acompanhe esses profissionais, veja como eles se posicionam em sua carreira e se é isso que você quer.


5. Tenha consciência de seus soft skills

As competências comportamentais são essenciais para ingressar e se manter no mercado, cada empresa mesmo que seja do mesmo segmento e até vezes porte, tem necessidades específicas, é fundamental que você identifique quais são elas e procure se avaliar se você as possui ou precisa desenvolver e também, se é o que você quer para sua carreira.


6. Tenha consciência de seus hard skills

As competências técnicas, sabemos que hoje a tecnologia da AWS é a mais requisitada no mercado, contudo tem tempo de vida útil. Profissionais que atuam nesse mercado são altamente demandados, porém em algum momento serão esquecidos por outra tecnologia que virá assumir a liderança. Pensando nisso, você sendo um profissional que deseja buscar algo no mercado precisa saber quais são as tecnologias e experiências técnicas que o mercado que você deseja está buscando, isso novamente você consegue visualizar através das vagas que estão disponibilizadas no mercado. Com base nisso, comece a estudar e se desenvolver, nunca podemos parar de nos atualizarmos.


7. Faça um mapa mental do presente e futuro com ordem cronológica até você alcançar seu objetivo, que ações serão necessárias tomar e quem poderá lhe ajudar nesse processo, o que cabe a você e o que está fora de você, busque ajuda sempre que necessário.


8. Procure estabelecer ações práticas com foco em seu objetivo, se relacione com profissionais da área e segmento de seu interesse e tenha consistência com perseverança


9. Cuide de sua emoção, o comportamento é o que determina grande parte de sua história, relação = causa e efeitos.


E para fechar, o mais importante é traçar uma linha histórica para a sua carreira com início meio e fim, e quais serão seus desafios que deverá assumir, levando em consideração que quando você já estiver no topo da pirâmide o mercado de trabalho formal, poderá não mais demandar com tantas oportunidades, em comparação com o início e meio de sua carreira. Saiba, que o mercado tem tempo de vida útil, então qual será o seu plano B se você ainda se considera um profissional extremamente ativo e que poderá contribuir com o mercado.


Vou aproveitar para fazer uma breve crítica construtiva, acredito que há sim uma parcela de culpa dos próprios CEOs que estão nas empresas que levam uma política interna de exclusão de profissionais mais seniores e quando eles próprios caem no mercado, muitos não são mais chamados em processos seletivos ou mesmo precisam rapidamente elaborar seu plano B, com muito desgaste emocional que poderia ter sido evitado, começando por si mesmo e como desenvolveram a cultura de sua empresa.


Lápis e papel na mão e ação!


"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes." Peter Drucker

Soluções para Profissionais, clique aqui


Conteúdos para sua carreira, clique aqui


Fundadora da Starosky Consultoria de RH desde 2012 | Headhunter | Mentora em Recolocação & Transição de Carreira |+ 3mil assessorados | + 15 anos em Executive Search |+ 44k seguidores |+ 27k conexões e 171 artigos publicados


Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Saiba mais: clique aqui



Contatos


WhatsApp: (11) 97319-9230


juliana@staroskyconsultoria.com.br


www.julianastarosky.com.br





Comments


Onde estamos: Av. Agami, 40 - Moema

São Paulo - SP e Alphaville - SP

WhatsApp | Cel.: (11) 97319-9230

E-mail: contato@staroskyconsultoria.com.br

  • LinkedIn
  • Spotify
  • Instagram
  • Whatsapp

© 2012 Criado orgulhosamente por Juliana Starosky, sócia fundadora da

Starosky Consultoria de RH Ltda - Todos os direitos autorais reservados

bottom of page