top of page

Como manter uma mentalidade positiva frente aos desafios da carreira

Por Juliana Starosky


Olá, leitores!


Hoje, quero conversar com vocês sobre um tema que, como especialista em Carreira, considero fundamental para o alcance dos objetivos e bem-estar de todos nós: a importância de manter uma mentalidade positiva frente aos desafios da carreira.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford, a exposição a apenas 30 minutos diários de reclamações pode causar danos físicos ao cérebro, afetando os neurônios do hipocampo, que é a região responsável pela resolução de problemas e pelo funcionamento cognitivo.


Travis Bradberry, autor do livro "Como Reclamar Reprograma Seu Cérebro para a Negatividade", explica que reclamar constantemente condiciona o cérebro a esperar queixas futuras com mais facilidade. Dessa forma, o cérebro passa a preferir um estado negativo em vez de um positivo.


Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Hardy? Este conceito, nomeado em homenagem ao personagem da ficção que sempre assume uma atitude resiliente diante das adversidades, é especialmente relevante para o ambiente de trabalho. No contexto da carreira, a Síndrome de Hardy refere-se à capacidade de enfrentar desafios e pressões de forma positiva e eficaz, mantendo uma mentalidade de crescimento e adaptabilidade. É como desenvolver uma "couraça emocional" que nos permite lidar com situações estressantes sem sucumbir ao pessimismo. Ter essa resiliência pode ser um diferencial enorme, ajudando-nos a não só sobreviver, mas prosperar em meio às turbulências do mundo corporativo.



Por que pensar positivo faz diferença?


Manter uma mentalidade positiva não significa ignorar as dificuldades ou fingir que está tudo bem quando não está. Na verdade, é sobre como enfrentamos esses desafios e nos permitimos crescer com eles. Estudos mostram que pessoas com uma mentalidade positiva têm melhores resultados no trabalho, são mais resilientes e possuem uma maior capacidade de resolver problemas de forma criativa. Além disso, pensar positivo está diretamente ligado à nossa saúde mental e física, reduzindo níveis de estresse e ansiedade.


Aconselho você a ouvir ou ler o livro: "O poder do pensamento positivo" de Norman Peale. Clique aqui para ouvir o audiolivro no Youtube.


Dicas práticas para cultivar uma mentalidade positiva


1. Reconheça suas conquistas: Muitas vezes, somos nossos piores críticos e tendemos a focar mais no que deu errado do que nas nossas vitórias. Tire um momento do seu dia para refletir sobre suas conquistas, por menores que sejam. Isso reforça a autoconfiança e nos motiva a continuar.


Aqui na Starosky Consultoria ouço alguns profissionais que me dizem:


  • "Juliana, a vaga era minha! Eu era o profissional para a oportunidade, entreguei todos os resultados, fiz a empresa crescer. Mas, outra pessoa foi promovida em meu lugar." - Essa pessoa, irá mudar a situação? Não! Mas pode aproveitar para pegar essas conquistas e ter a consciência de que é uma pessoa valiosa para o negócio. Contudo, é importante que reflita a motivação de não ter sido promovida. Nada em nossa carreira acontece por acaso, às vezes são "presentes" para nos tirar da zona de conforto e nos fazer avaliar onde estamos e para onde devemos ir.


2. Estabeleça metas realistas: Divida seus objetivos maiores em metas menores e alcançáveis. Isso não só facilita o caminho até o objetivo final, mas cada meta atingida traz uma sensação de realização que alimenta o pensamento positivo.


Já tive profissionais que chegaram aqui na Starosky Consultoria com a seguinte solicitação: "Quero ser CEO da empresa!" E, quando foi dado os passos que a pessoa deveria trilhar para chegar a pessoa sumiu. Pois é, infelizmente não podemos entregar nosso cérebro para um psicólogo e pegar no final do dia para que ele mude hábitos e assuma a responsabilidade sobre a nossa própria vida. Ele em toda sua sabedoria irá ajudar a nos encontrar e encontrar direções que façam sentido frente a queixa que levamos para a terapia. O mesmo cabe em nossa carreira, escolher uma meta realista por vez é importante para construir seu objetivo. Talvez no meio do processo você pode até mudar de direção, tendo consciência de que o que você queria, nem sempre era realmente um desejo consciente, mas uma idealização.


Me lembro de uma profissional que uma vez me disse: "Juliana, quero trabalhar na empresa X, ela conseguiu uma entrevista com a Diretoria de RH." - então voltou e disse: "Credo Juliana, a pessoa no meio da entrevista foi grossa, falou: "Não sei porque estou entrevistando essa profissional, tenho mais coisas para fazer do que estar aqui." Pronto, quebrou a idealização da marca da empresa e teve consciência com novas metas realistas dentro do que faz sentido para ela, um ambiente saudável. Parou de seguir o que o outro lhe dizia sobre o que é bom, mas ela começou a fazer suas próprias escolhas.


3. Pratique a gratidão: A gratidão tem um poder transformador. Ao final de cada dia, escreva três coisas pelas quais você é grato. Essa prática simples nos ajuda a focar no que temos de bom, em vez de nos concentrarmos apenas nos problemas.


Nós no LinkedIn olhamos a vida dos outros e sempre imaginamos que ela é perfeita, mas felizmente não é. Sim, felizmente, porque isso se chama viver. O nascimento já é um rompimento do vínculo com a mãe e precisamos aprender a viver sozinhos, tendo que respirar após um tapa do médico em sua "b*nda". Então, precisamos separar o que é nosso e o que é do outro na empresa, aprender a ter gratidão por tudo o que temos. Muitos estão desmotivados com o trabalho, sim porque adoecemos fortemente pós pandemia, mas tem dignidade por ter um salário no final do mês e benefícios para cuidar de sua saúde e vida. Isso enquanto outros, estão durante meses buscando um novo desafio de carreira e sendo excluídos de processos seletivos por sua superqualificação ou por ganharem mais do que uma empresa quer pagar. Exatamente isso, não podemos ter tudo na vida, precisamos fazer escolhas e assumir conscientemente o que vier delas.


As empresas estão tóxicas? Não, não são as pessoas que estão nelas que precisam buscar ajuda para trabalhar sua inseguranças e carências, aprendendo a se relacionar com o outro. Tendo a consciência de que o crachá que usam em seu pescoço pode ser temporário e ele pode sim, sair do dia para a noite, já vi muito disso, afinal se a empresa não for sua, você é apenas um funcionário e isso vai do operador até o CEO. Então, saiba o que você quer, seja grato pelo que tem e aprenda a viver de forma mais leve consigo mesmo.


4. Cerque-se de influências positivas: As pessoas com quem convivemos têm um grande impacto na nossa mentalidade. Procure estar perto de pessoas que te incentivem, que compartilhem uma visão positiva da vida e que ofereçam apoio nos momentos difíceis.


No horário do almoço, procure falar sobre coisas boas do ambiente de trabalho, busque feedbacks sobre como ampliar seu crescimento profissional, ao invés de falar do colega de trabalho. Um profissional uma vez me disse: "Juliana, o Pedro vive falando no almoço que está avaliando o mercado de trabalho, que está fazendo entrevistas. Isso me deixa desmotivado, porque eu sei que as coisas não estão boas na empresa, mas acredito que ele não precisava ficar falando o tempo todo." Sim, temos nossos segredos, que devem ficar para nós e se sentimos a necessidade de desabafar com alguém de confiança, que seja com um consultor, mentor de carreira que não tem envolvimento em seu trabalho.


5. Cuide da sua saúde mental e física: Nosso corpo e mente estão interligados. Pratique exercícios físicos regularmente, mantenha uma alimentação equilibrada e procure momentos de lazer e relaxamento. A meditação e o mindfulness também são ferramentas excelentes para manter a mente saudável.


Como ter uma carreira, se você não tem saúde física e mental não é mesmo? Pessoa de sucesso em 2024 que possui isso, o resto se conquista aos poucos. Vivemos a era das doenças físicas e mentais devido a alta pressão no ambiente corporativo e fora dele também, sinceramente não sei ainda o que aconteceu com a sociedade pós-pandemia. Mas, saibam que não somos mais os mesmos. Então, quer investir em algo para o seu crescimento profissional? Faça uma avaliação médica completa, faça terapia e tenha um mentor de carreira. Isso é mais importante do que necessariamente milhares de cursos, MBA´s em seu Currículo. O êxito na carreira vem de um conjunto de habilidades, as técnicas são muito importantes, mas as comportamentais estão prevalecendo na atualidade.


6. Desenvolva a autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo. Todos cometemos erros e enfrentamos desafios. Trate-se com a mesma compaixão que você trataria um amigo querido. A autocompaixão fortalece nossa resiliência e nos ajuda a lidar melhor com as dificuldades.


Quem nunca enfrentou um problema, levante a mão! Todos temos questões a enfrentar todos os dias, mas não ficamos expondo nas redes sociais ou no trabalho. Falamos apenas do lado positivo, até para não sermos julgados. Uma vez falei com um CEO, era nítido pela leitura corporal dele que estava exausto. E ele comentou: "Tenho muitas decisões que preciso tomar sozinho, preciso entregar resultados financeiros e as metas são quase irreais. Precisei reduzir a empresa e isso se reflete na entrega para o cliente. Isso é ruim, porque se reflete em minha imagem na empresa e mercado de trabalho. Quando olham a empresa e veêm o que está acontecendo sou eu quem apareço com a pessoa que teve que tomar tais decisões."


Pois é, se isso lhe causa exaustão é uma hora de refletir, será que vale a pena? E pegar papel e caneta e fazer uma relação de prós e contras sobre se ficar onde se está. Aceitar que nem tudo o que lhe ocorre depende de você, mas de outros é importante para sua saúde mental e física. Agora, seja leve consigo mesmo e escolha hoje o que lhe faz bem, podemos não mudar o mundo, mas podemos mudar o lugar onde estamos com o nosso comportamento.


Uma reflexão para finalizar


Quero deixar vocês com uma pergunta para refletir: Como você pode transformar um desafio atual em uma oportunidade de crescimento? Pense nisso e veja como sua mentalidade começa a mudar com essa simples mudança de perspectiva.

Lembrem-se, manter uma mentalidade positiva é um hábito que construímos dia após dia, não é aceitar tudo mas é amadurecer nas escolhas que você mesmo fez em sua vida e carreira. É um compromisso com nós mesmos e com nosso bem-estar. Espero que essas dicas ajudem vocês a enfrentar os desafios da carreira com mais leveza e otimismo. No meio do caos, escolha sua paz e reserve para si mesmo as ações que irá fazer para a sua mudança. Novamente, procure alguém confiável e profissional com métodos para lhe ajudar a organizar suas emoções e novas escolhas. 



---------------------------------------------------------------------------


Quem sou?

Sou Juliana Starosky, com mais de 18 anos de atuação no mercado e muito motivada a ajudar profissionais que estão no nível Gerencial ao Executivo a trabalharem as suas carreiras através de sua Marca Profissional para que no final a escolha que venham a fazer lhe proporcione bem-estar e gere impacto em sua vida e família.

Quer saber mais? Entre em contato comigo aqui no LinkedIn ou E-mail: juliana@staroskyconsultoria.com.br ou WhatsApp: (11) 97319-9230, vamos agendar uma data e hora com 20min para uma breve apresentação.

Você é da área de RH de empresas ou Headhunter de consultorias de executive search? O que acha de avaliar nosso Book Executivo aqui da Starosky Consultoria, com profissionais que já foram avaliados por nós e quem sabe, seja o profissional que sua empresa esteja procurando! A recomendação é custo zero, não somos uma empresa de recolocação e sim com foco em Desenvolvimento de Carreira.

Importante: Você também, pode me procurar nos contatos acima e solicitar maiores informações sobre os profissionais.

 
 
 

Comentarios


Onde estamos: Av. Agami, 40 - Moema

São Paulo - SP e Alphaville - SP

WhatsApp | Cel.: (11) 97319-9230

E-mail: contato@staroskyconsultoria.com.br

  • LinkedIn
  • Spotify
  • Instagram
  • Whatsapp

© 2012 Criado orgulhosamente por Juliana Starosky, sócia fundadora da

Starosky Consultoria de RH Ltda - Todos os direitos autorais reservados

bottom of page