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As fases de um processo seletivo para quem busca emprego no nível Gerencial e Executivos.

Por Juliana Starosky


Você já deve ter consciência de que preparar-se para uma entrevista de emprego é essencial para garantir o sucesso no processo seletivo. Principalmente para profissionais no nível Gerencial e Executivo, que enfrentam um mercado cada vez mais competitivo, onde cada detalhe pode fazer a diferença. Neste artigo, vamos listar a importância de estar preparado para uma entrevista de emprego e as fases de um processo seletivo comum para esse público.


Fase 01 - Briefing com a consultoria de Executive Search (aqui está o headhunter):


A primeira fase de um processo seletivo pode ser com um headhunter de uma consultoria de Executive Search. Nessa etapa, é importante estar preparado para apresentar suas qualificações e habilidades. Além disso, o headhunter poderá fazer perguntas mais amplas sobre sua experiência e sua trajetória profissional. Ele irá avaliar suas competências técnicas e as suas comportamentais.


Por isso, pergunte qual é a vaga para o headhunter e dê foco ao que ele está buscando.

Exemplo, se a vaga é um Head de Vendas Regional para uma grande empresa do segmento de Tecnologia, mas você tem atuação atual no segmento de Bens de Consumo, porém já passou pelo segmento de Tecnologia, comece falando sobre essa experiência em Tecnologia depois faça um brienfing sobre as demais experiências.


O foco do headhunter é encontrar a pessoa chave para o cliente dele, então irá focar exatamente no que o cliente está buscando, então se você possui verdadeiramente a experiência, seja essa pessoa vendendo adequadamente a sua trajetória de carreira.


Fase 02 - Entrevista com o RH da empresa (aqui está o Recrutador):


A segunda fase é a entrevista com o RH da empresa. Nessa etapa, é fundamental estar preparado para apresentar suas qualificações de forma clara e objetiva, demonstrando sua capacidade técnica e habilidades comportamentais.


O RH sabe a “dor da vaga”, muitas vezes a vaga é uma substituição por falta de liderança, então irão procurar profissionais com habilidade de liderança, mas também que sejam bons tecnicamente em sua função.


O motivo para buscar um profissional no mercado são inúmeros que não são revelados abertamente e além de tudo isso, você precisa estar alinhado à cultura da empresa e financeiramente dentro da oferta financeira que a empresa pode investir nesse momento.


Por isso, muitas vezes você não sabe o salário da vaga e recebe a pergunta: “Qual sua faixa salarial?” – responda verdadeiramente e diga se é CLT ou PJ e cite todos os benefícios que possui e bônus e comissões se receber. Também, fale sobre sua pretensão salarial ou deixe em aberto porque dependendo da oportunidade vale a pena avaliar.


Quando você está empregado, normalmente os profissionais pedem 30% a mais da faixa que possuem, porém depende a demanda, já vi profissionais dobrarem o salário.

Mas, calma use o Glassdoor para “tirar uma febre” e sentir como está o mercado. Não saber falar sobre essa questão financeira também, faz você não evoluir no processo seletivo.


Fase 03 - Entrevista com o dono da vaga:


A terceira e última fase é a entrevista com o dono da vaga. Nessa etapa, é importante que o profissional se apresente com confiança e esteja preparado para lidar com perguntas mais específicas sobre a vaga e a empresa.


O dono da vaga será seu gestor e ele sabe o que quer, seja você essa pessoa. Se coloque no lugar, sempre de quem está lhe entrevistando e formule a resposta que gostaria de ouvir se estivesse entrevistando uma pessoa para trabalhar com você mesmo.


Em resumo: seja o espelho desse profissional que busca alguém para ajudá-lo em sua área.

Aproveite para fazer perguntas também, como: como é a rotina da empresa, o que ele espera desse profissional, é uma vaga nova ou substituição, o porquê essa pessoa está sendo substituída, se existe possibilidade de crescimento, quais são as atividades a serem feitas, se existe liberdade de atuação, em quanto tempo ele pretende dar o retorno para os candidatos, enfim, pergunte.

Novamente, sempre se projetando no espelho.


Algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego são:


  • "Fale sobre você"

  • "Fale sobre a experiência com X, exemplo: a vaga é Head de Crédito para o segmento Y, então me fale sobre sua experiência nessa área";

  • "Por que você está avaliando o mercado de trabalho?";

  • "Quais são suas maiores qualidades e defeitos?";

  • "Como você lida com pressão?";

  • "Fale sobre uma situação em que teve que resolver um problema complexo";

  • "Qual seu salário atual e qual sua pretensão salarial?";


É fundamental estar preparado para responder essas perguntas de forma clara e objetiva, demonstrando suas habilidades e competências técnicas e comportamentais.


O que todos avaliam em um processo seletivo:


1. Competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) alinhados a cultura da empresa, além de você estar dentro da oferta salarial: Em todas as fases do processo seletivo, o profissional será avaliado pelas suas competências técnicas e comportamentais. É fundamental demonstrar capacidade técnica, mas também habilidades como liderança, trabalho em equipe e capacidade de adaptação.


2. Comunicação eficaz: Na hora de se apresentar e vender sua experiência, a comunicação é fundamental. É importante falar de forma clara e objetiva, sem se perder em detalhes desnecessários, e ser capaz de transmitir segurança e confiança.


Pense que você está em um elevador e encontra alguém e essa pergunta sobre o que você faz, saiba que seu tempo é curto e a chance é única porque essa pessoa é CEO de uma empresa que você tem total admiração. E aí, qual é seu roteiro de apresentação e qual a sua postura (ouça sua respiração) e veja a sua postura corporal e tom de voz. Tudo, é levado em consideração em um processo seletivo.


Para finalizar, para ajudar você a gerar mais autoconfiança nesse processo, uma consultoria de carreira pode ser uma excelente opção. Através de um trabalho personalizado, a consultoria ajuda o profissional a identificar seus pontos fortes e a trabalhar em suas fraquezas, preparando-o para encarar os desafios de um processo seletivo com maior segurança.


Com 18 anos de experiência no mercado, tenho paixão em potencializar carreiras, sendo uma referência na orientação de Gerentes e Executivos a se tornarem uma marca em seu nicho de mercado.


OBS. Claro, que existem empresas que tem seu processo seletivo desenhado mais a longo prazo e essas 3 etapas que seriam mais essenciais se estendem para 4, 5, e às vezes até 7 entrevistas. Que ao meu ver, são desnecessários, mas enfim!


Caso, precise de ajude vamos agendar 1 hora de mentoria e quem sabe desenvolvemos um trabalho prático que venha a agregar valor para sua carreira a longo prazo.

Carreira nunca foi custo, sempre foi um grande investimento e ela ninguém lhe tira, porque você pode aproveitá-la no mercado de trabalho tradicional ou sendo um Conselheiro de Empresas, Consultor, Mentor, Palestrante, Empreendedor, enfim as possibilidades são inúmeras, basta olhar fora da caixa.

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Juliana Starosky

Ajudo você Executivo e Gerente a construir a sua marca no mercado de trabalho | +18 anos em Executive Search, Headhunter, Coach, Psicóloga |+ 45k seguidores | 191 artigos publicados

Possui experiência de 18 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog do Headhunter para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho, hoje com 210.024 acessos.


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