Por Juliana Starosky
Olá, você que já esta no nível de liderança já deve estar cansado de ouvir isso não é mesmo? São tantas dicas de faça isso, faça aquilo e no final você não sabe qual técnica adotar.
Então, veja se o que eu vou lhe dizer com minha experiência de 15 anos como headhunter entrevistando profissionais nos níveis de liderança e Executivos, faz sentido para você:
Empresas não querem saber de sua experiência inicial, isso é fato o que mais é relevante são seus 5 (cinco) anos atuais, porque as coisas mudam muito e com o imediatismo que vivemos ninguém tem paciência de ouvir sua história de carreira, querem saber o seu CHAVE - conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoção.
As empresas ao lhe contratarem querem saber seu valor, se você conhece o segmento delas, tem conhecimento da área, possui experiência prática, é uma pessoa de atitude (criativa) que pensa fora da caixa (mesmo algumas pedindo e não deixando as pessoas colocarem em prática pelo medo de sair da zona de conforto), se os seus valores se alinham a sua cultura e assim o engajamento é maior o tão chamado (propósito) e se você é uma pessoa com inteligência emocional, que se tiver alguma "crise" interna você não espane. O que não é nada comum nas empresas não é mesmo, risos.
Fica a dica de ouro, ao sentar na frente de um Recrutador ou Headhunter foque no que ele quer ouvir, seja encantador e tenha energia ao falar, por mais que ODEIE fazer entrevistas. É um direito seu, sei o quanto é um saco fazer entrevistas para quem esta procurando algo novo. Já ouvi recentemente de um profissional "Juliana, estou falando com você porque gostei da forma com que me abordou, mas sério mesmo, eu odeio fazer entrevistas." Não o julguei e até super entendo como profissionais estão cansados mesmo alguns precisando de trabalho. São tantas perguntas e formas de abordagem "sem noção" de amadores em Recrutamento & Seleção ou então os mais usados "Robôs" que tiram todo encantamento e destroem a marca empregadora que as empresas investem para se destacar no mercado de trabalho.
Caro profissional, fale dessa forma:
"Possuo XX anos de experiência na área XX com experiência adquirida em empresas nacionais e multinacionais (caso seja seu caso) em empresas do segmento de XXX (Indústria Alimentos e Bebidas), Tecnologia da Informação, como: cite os nomes das empresas). Possuo formação em XX e inglês fluente ou avançado (focado em seu nível)."
E deixe o entrevistador seguir com suas perguntas, elas sempre serão focadas na "dor da empresa" normalmente é esperado que investiguem se realmente você tem realmente a experiência que coloca em seu CV, então é utilizada uma técnica chamada "Entrevista por competências", então lembre-se sempre dos resultados obtidos (aquilo que você coloca, ou deveria colocar, após suas atividades desenvolvidas em seu CV), lembre-se de seu envolvimento no projeto, qual a importância dele para empresa e como isso foi significativo para o crescimento do negócio.
Jamais demonstre insegurança em sua linha de raciocínio e seja prolixo demais (quem muito se explica, se complica - conhece a frase do senso comum?), seja breve e seguro.
Em média as entrevistas são de 40min até 1hora lembre-se de que você precisa deixar um tempo para fazer as suas perguntas também, sobre o processo. Não tenha medo de perguntar porque é um direito do candidato investigar o local que esta oferecendo algo que irá impactar em sua carreira. Já tive profissionais que me perguntaram: "Juliana, quantas pessoas tem na área" e eu não sabia responder na hora, mas falei "Boa pergunta, irei investigar e lhe retorno assim que tiver a resposta, tudo bem?". O que esse profissional quis saber é o tamanho da equipe e sua responsabilidade para com o negócio, é um direito dele e meu dever responder.
Agora, tente fazer uma vídeo entrevista de 5min e responda a seguinte pergunta:
"Me fale um pouco sobre você e sua experiência profissional"
Depois veja esse vídeo e não terá ninguém melhor para criticar o que se pode mudar ou não.
Carreira sempre foi o melhor investimento para um profissional!
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Saiba mais quem é Juliana Starosky: Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Autora do Blog do Headhunter | Por Juliana Starosky com mais de 191.364 visualizações: https://julianastarosky.blogspot.com/
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