Aonde você quer chegar em sua carreira?
- Juliana Starosky
- 22 de nov. de 2022
- 5 min de leitura

Por Juliana Starosky
Atualmente, temos muitos profissionais perdidos, frustrados e que não investiram nada em sua marca (em si mesmos). Esses profissionais acabaram entrando no avião sem saber o destino e o piloto dessa aeronave é a sua empresa, quando chegou no destino, descobriu que não era isso que queria, o piloto pediu para o passageiro descer e novos entrarem no avião.
E então, o que fazer quando você perdeu tempo de sua vida e carreira se utilizando da marca de sua empresa o tempo todo para migrar de emprego para emprego e esqueceu de investir em sua própria marca pessoal.
Você lembra do filme Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol quando o diálogo entre o Gato e a Alice são:

- Alice: “Gato, você poderia me dizer que caminho eu deveria seguir para sair daqui?”
- Gato: “ Isso vai depender muito de onde você quer chegar”
- Alice: “Não me importa muito onde irei chegar”
- Gato: “Então, não importa que caminho você tome”
- Alice: “Desde que eu chegue a algum lugar, tudo bem”
- Gato: “Ah, disso você pode estar certo, para isso é só andar bastante”
O diálogo do acima, reflete claramente quando um profissional está no piloto automático de sua carreira e não tem autoconhecimento o suficiente para saber o que ele quer e que direção tomar.
São aqueles profissionais que quando estão empregados costumam fazer mais do mesmo, sem buscar algo novo além de cursos técnicos, investem tanto em hards skills que esquecem de investir em seus softs skills e sua inteligência emocional. Não se preparam para segurar uma crise interna na empresa, não conseguem vender seu diferencial dentro da empresa, além de que quando caem no mercado de trabalho querem tudo para ontem, esquecendo que confiança e reputação se leva um certo tempo para construir.
É nessas horas que ele perde sua identidade, porque até então ele representava a marca da empresa e como não tem mais crachá não consegue ver seu valor, porque não se reconhece como profissional de valor. Então, ele entra em modo desespero e começa a enviar Currículo para todo lugar, se candidata à todas as vagas que vê pela frente, liga para vários amigos que infelizmente somem ou não ajudam, além de entrarem em modo “parafuso” perdendo sua saúde física e mental.
Calma, respire que é de graça!

É exatamente por isso, que digo a todos os profissionais que antes de vestir a camisa da empresa precisa vestir a sua também. Logicamente, que não é para ser arrogante e se sentir a “última bolacha do pacote”, empresas buscam gente que sabe trabalhar em equipe e tenha resiliência para enfrentar os momentos de crise.
Pare de olhar para uma empresa como figura de pai e mãe, ela não é e jamais será! Uma empresa é um local onde você entra para somar, para compartilhar seus conhecimentos e suas habilidades comportamentais ajudando o negócio e pessoas crescerem. E sim, existe infelizmente um tempo de vida útil dentro dela, afinal, tudo tem início meio e fim! E você, consegue aceitar e ter consciência dos sinais quando algo não está indo bem?
O RH não é sua mãe, ele é mais uma área como a sua que visa atender o negócio em assuntos relacionados a pessoas com foco no negócio, ele jamais irá acolher seus gaps de comportamento para ajudá-lo a crescer, isso é uma responsabilidade sua. Além, do que o RH também tenta ao máximo dentro do possível humanizar os processos, mas nem sempre é possível por questões burocráticas da cultura de cada empresa.
Então, pare de se comparar e procurar modelos prontos de mercado, você é um ser único e sua forma de ver o mundo não é igual a ninguém. Para entender como você funciona, você precisa olhar para si e se conhecer. Claro que eu sei que assim como você, muitos fogem desse assunto “autoconhecimento” porque inconscientemente tem medo de descobrir que são responsáveis em muitos casos, pelo resultado de onde estão. Afinal, ninguém faz conosco o que não permitimos que façam.
Se você ficou tantos anos na empresa mesmo sendo horrível acordar todos os dias, é porque você deixou isso acontecer, na verdade você queria um emprego. Ah, mas a empresa e o meu líder e o mercado. Sim, existe um mundo lá fora, e cabe a nós através do autoconhecimento saber o que compete a nós mesmos e o que é do outro, o que é nosso conseguimos mudar, já o que é do outro, fica mais complexo. Mas, o que eu posso fazer com os recursos que tenho hoje para não permitir que minha carreira estacione ou fique para trás?
É isso que quero que você reflita, não é o cargo que possui ou a empresa onde está que irá ditar sua carreira, é o que você quer e onde deseja chegar. É fundamental, saber que além disso, precisa ter humildade e paciência para entender que para se atingir seu objetivo precisa ter um planejamento com perseverança em gerar confiança e credibilidade no mercado que deseja atuar.
Uma vez me disseram: “Juliana, empreender é muito fácil basta ter uma ideia genial e colocar no mercado, que os clientes sugem e compram” – Grande erro, antes de tudo é preciso ter o cliente que confie em você e depois ter o produto e solução.
Isso serve para sua carreira, é necessário que você invista em si mesmo sempre, saiba seu valor, novamente com muita humildade para depois olhar o mercado de trabalho.
Não é porque você é um executivo da empresa multinacional X que ao cair no mercado de trabalho terá uma enorme oferta de trabalho vinda de outras empresas. É necessário baixar um pouco a ansiedade e saber que para o mercado você é igual como outros profissionais que são concorrentes e que sim, você será comparado e que a empresa só irá lhe contratar se confiar em você e ver que sua experiência está alinhada a necessidade atual de seu momento. Caso, contrário você poderá ficar em média de 6 meses há mais de 1 ano na busca de algo novo, até porque quando você chega no topo da pirâmide as ofertas são menores e mais concorridas.
O erro de muitos sem saber quem são e onde querem chegar é não estudar o mercado e mapear estrategicamente os segmentos que mais dominam e como sua trajetória de carreira poderá ser atraente para esses segmentos. Exemplo: Sou um Gerente de Vendas do segmento de Tecnologia posso ser um Gerente de Vendas do segmento da Indústria de Alimentos e Bebidas? Não necessariamente, até porque as empresas quando contratam um headhunter, querem retirar profissionais da concorrência, só não podem fazer isso por elas mesmas, por questão de confidencialidade, então a consultoria de Executive Search faz esse papel de intermediar a abordagem no mercado.
Reflita agora, sobre o que você quer e aonde quer chegar em sua carreira e comece hoje. Use como ferramenta o SWOT Estratégico:

Emprego atual, aponte os itens abaixo:
· Strengths (Potencialidades)
· Weaknesses (Fraquesas)
· Opportunities (Oportunidades)
· Threats (Ameaças)
Avaliar o mercado de trabalho, aponte os itens abaixo:
· Strengths (Potencialidades)
· Weaknesses (Fraquesas)
· Opportunities (Oportunidades)
· Threats (Ameaças)
E depois liste:
Prós em manter me no atual emprego:
· XXX
· XXX
· XXX
Contras em manter me no atual emprego
· XXX
· XXX
· XXX
Elabore um plano você mesmo ou busque apoio de uma consultoria especialista em carreiras! O importante é estar em movimento sempre, ficar parado é o que deixa você no risco para sua carreira.
"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes." Peter Drucker
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Fundadora da Starosky Consultoria de RH desde 2012 | Headhunter | Mentora em Recolocação & Transição de Carreira |+ 3mil assessorados | + 15 anos em Executive Search |+ 44k seguidores |+ 27k conexões e 171 artigos publicados
Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Saiba mais: clique aqui
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