Por Juliana Starosky
Carla é uma profissional de seus 43 anos de idade, casada com uma filha pequena é Gerente de Vendas em uma grande empresa do varejo.
Ela está na empresa desde o ano de 2001 e em 2020 gostaria de ter oportunidade de olhar o mercado porque sinceramente, não consegue se sentir mais desafiada onde está.
Mas, ela nunca parou para escrever um Currículo nem sabe por onde começar, ao entrar na internet pesquisou vários modelos, mas a questão era como falar de si mesma? Toda vez que sentava em frente ao notebook, uma angústia vinha em sua mente: “Meu Deus, porque fiquei tantos anos na mesma empresa?”, “O que me motivou a isso?”, “Sou uma pessoa acomodada?”, “Será que o mercado de trabalho vai me achar uma pessoa sem ambição?”. E por assim, os pensamentos voavam em sua mente.
Acontece, que ela teve recomendação de sua amiga que teve apoio para escrever seu CV e assim foi mais fácil alguém de fora de suas emoções, dizer o seu valor e colocar no papel. Carla, não tinha ideia de que ela teria tantas qualificações e por ter estado na mesma empresa durante esses anos todos, ajudou e muito em seu crescimento nos negócios, em processos e pessoas.
Mas, será que só um bom CV é capaz de gerar entrevistas? Carla se perguntou.
E a resposta, era: Não!
Existia uma série de questões que ela precisava se preparar, como: desenvolver seu networking focado em seu nicho de mercado, e para isso era necessário saber qual era as empresas que possuía interesse. Se preparar, para entrevistas pessoalmente, por Skype ou até mesmo telefone.
Em sua mente, tudo estava muito claro e era certo de que a pessoa do outro lado lendo o seu Currículo saberia o valor de Carla. Porém, isso não era verdadeiro. Até porque era necessário validar aquilo com fundamentos e práticas. Então, foi feita uma tarefa para que ela escrevesse os 4 principais projetos que tenha desenvolvido em sua carreira, assim seria mais fácil lembrar na hora da entrevista.
Foi feito assim, se posicionando bem no LinkedIn e construindo seu relacionamento com o mercado de forma profissional. Até que, as entrevistas foram surgindo e ela foi sentindo o que o mercado de trabalho estava procurando, algumas oportunidades eram tentadoras, mas ela concorria com candidatos internos das empresas e assim não era a aprovada. Em outros casos, ela era super qualificada para a vaga e a empresa acreditava que Carla não se sentiria motivada para o cargo. Enfim, no começo tudo foi como pisar em um campo minado e desconhecido, porque fazia anos em que ela não se posicionava para olhar novas oportunidades. Além, do que com o tempo os contatos para novas entrevistas foram diminuindo.
É claro, que quanto maior você chega no topo da pirâmide menos oportunidades existem no mercado e sua concorrência é maior também. É preciso ter muita calma, disciplina e foco. Não existe solução mágica para isso, apenas controlar as emoções e seguir adiante com seu networking, estudos (sim, é preciso estudar algo para se sentir ativo, seja em cursos online ou presenciais), eventos (se possível, ir em eventos de sua área também é uma forma legal para trocar experiências).
Carla, não perdeu o ânimo e seguiu com todas orientações filtrando muito bem o que chegava até a ela e fazendo networking todos os dias. Foram mais de 6 meses em busca de algo, até que finalmente surgiu uma proposta interessante em uma empresa que fez contato. Carla, possuindo amplo autoconhecimento conseguiu construir seu marketing pessoal e mostrar seu valor para a empresa e o motivo do porquê deveriam contratá-la. Hoje, ela é Diretor de Vendas em uma empresa um pouco menor do que a anterior, mas com grande autonomia para criação e inovação. Sente-se desafiada todos os dias porque os recursos são escassos, mas era isso o que ela queria.
Ao sair da empresa anterior deixou as portas abertas, foi muito transparente e grata por todos os anos em que esteve lá. E, possui relacionamento com todos até hoje.
Moral da história:
Se, você quer algo às vezes sozinho é mais difícil e buscar apoio de quem conhece o mercado pode fazer sentido. Contudo, jamais terceirize aquilo que foi lhe incumbido como tarefa, muito menos confie em soluções mágicas. Tudo, tem seu tempo para ser absorvido e para colher é necessário plantar todos os dias. E, foi isso o que Carla fez todos os dias desde que teve consciência do que verdadeiramente queria.
---------------------------
Sobre a autora: Com experiência de 14 anos em Executive Search no Brasil e uma das maiores requisitadas no assunto carreira através do LinkedIn. Conheça um pouco mais sobre a minha trajetória, formação e atuação como profissional diferenciada: https://www.julianastarosky.com.br/sobre
Quer saber mais como eu posso te ajudar? Me envie uma mensagem, juntos iremos potencializar todos seus talentos, prepare-se para um mundo de possibilidades. Desenvolvimento de carreira é coisa séria, invista em você: https://www.julianastarosky.com.br/servicos
Comments