Por Juliana Starosky
É extremamente doloroso esse rompimento quando um profissional resolve pedir a demissão de uma empresa que aceitou dedicar parte de sua vida e carreira.
Sabemos que, essa atitude pode ser emocional (quando a empresa já lhe afeta fisicamente ou emocionalmente) ou racional (quando ele já se preparou para sua saída e sabe que ações trilhar).
Agora, o que você deve fazer quando resolve pedir demissão da empresa:
1. Currículo atualizado: investigue as vagas que o mercado possui e que algoritmos costumam pedir para profissionais na descrição do perfil procurado
2. LinkedIn atualizado: acho incríveis os perfis que são escritos de forma a gerar conexão emocional com quem lê, mas para você que busca algo no mercado é fundamental que ele seja a versão de seu Currículo. Você precisa colocar palavras-chave, para que o Recrutador ou Headhunter lhe encontre e não coisas como “quando eu comecei minha carreira, tive um sonho...” Também é fundamental fazer conexões estratégicas, seguir os recrutadores e headhunters que postam as vagas e engajar com conteúdo de sua área de atuação.
3. Carta de apresentação: saiba se apresentar adequadamente e profissionalmente. É importante que você tenha uma carta de apresentação resumida e diga em poucas palavras quem é você e qual seu valor para a empresa que está lhe procurando.
4. Treine sua apresentação em entrevista de emprego: você tem apenas uma única chance de se apresentar e se não gerar valor e for claro para quem lhe está entrevistando é fato que essa pessoa não irá lhe aprovar no processo. Exemplo: Se a pessoa está buscando um Gerente de Marketing e você atua como Gerente de Vendas e Marketing, foque seu discurso em Marketing e não Vendas (apenas faça um briefing). Muitos profissionais acabam tirando o foco do que a empresa está buscando dando atenção ao que ela não quer nesse momento. Então, investigue a vaga antes de ir para entrevista e se prepare muito. Cuidado também para não ser prolixo demais, lembre-se o sucesso está no equilíbrio – deixe a pessoa conhecer mais sobre você com novas perguntas.
5. Controle de pesquisa: tenha uma rotina de pesquisa no mercado alvo, e sim dá um imenso trabalho mapear um mercado que é imenso não só no Brasil como mundialmente falando. Coloque sua busca como um trabalho não remunerado, que é um investimento e não custo. Aponte com quem você falou, com quem falta falar, quem lhe retornou, quem ainda não, processos que você esta ativo, os que já lhe deram respostas negativas (estude possíveis motivos para o não avanço).
6. Controle as emoções: é difícil eu sei, mas é fundamental que você saiba controlar suas emoções internas para não deixar o meio externo atrapalhar seu desempenho. Existem várias formas de fazer isso, seja com conteúdo na internet de pessoas que usam ciência (especialistas no assunto, formados em saúde mental) – eu gosto muito do canal “Casa do Saber”. Se você tiver condições, pode procurar uma psicóloga recomendada por alguém em quem confia, ou buscar em seu plano de saúde (agora não existem limites de sessões, você poderá fazer a longo prazo).
7. Cuide de sua saúde física: procure se alimentar adequadamente, fazer uma caminhada e ir ao médico para entender como esta sua saúde. Afinal, sem corpo e mente em dia, você não terá condições de trabalhar, certo! Muitos são omissos a isso, mas um dia a conta chega.
8. Tenha tempo para a família: Não se culpe, você não precisa estar 100% do seu tempo em cima do computador buscando trabalho, reserve um tempo para curtir a família, conversar com um amigo. Sei que é fácil falar, porque os boletos não toleram a espera, mas saiba que é fundamental você estar bem e às vezes a família renova as energias.
9. Cuide de suas finanças: Dinheiro vem fácil, mas também vai fácil. Invista no que for necessário, mas cuide dele para que consiga ficar um tempo na busca por novos desafios. Esse tempo pode demorar entre 6 meses até 1 ano, dependendo de sua área de atuação e necessidade do mercado em seu perfil profissional. É importante, fazemos uma reserva para emergências, porque elas batem à porta sem avisar.
Agora, invista no seu maior bem que é seu conhecimento, faça cursos online gratuitos para se sentir produtivo e tenha momentos de lazer para renovar energias. Sabe, às vezes nada é por acaso e esse momento que você tem na busca por novos desafios seja para você ressignificar como você encara sua vida e carreira. Talvez, para você sair do piloto automático, aprender a valorizar o que não estava valorizando, entender onde se encaixa, saber o que lhe motiva, se encontrar no mercado de trabalho e entender a importância de investir em si mesmo.
Sua carreira não é custo é investimento!
Soluções para Profissionais, clique aqui
Conteúdos para sua carreira, clique aqui
Fundadora da Starosky Consultoria de RH desde 2012 | Headhunter | Mentora em Recolocação & Transição de Carreira |+ 3mil assessorados | + 15 anos em Executive Search |+ 44k seguidores |+ 27k conexões e 171 artigos publicados
Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Saiba mais: clique aqui
Contatos
WhatsApp: (11) 97319-9230
juliana@staroskyconsultoria.com.br
www.julianastarosky.com.br
Comentários