Por Juliana Starosky
Olá, como vai?
Sou a Juliana Starosky a headhunter de sua carreira e hoje vamos falar sobre o que você deve investir em 2023 para se destacar em sua carreira.
Bem, o mercado de trabalho não é mais o mesmo desde o início da pandemia, certo? As empresas estão se moldando a esse novo cenário e as lideranças também, além de se adaptar ao novo cenário econômico-financeiro.
Ah, mas Juliana o mercado em 2023 será péssimo! Então, ouço isso há mais de 18 anos e sempre foi assim, porque a única certeza de que temos na vida, desculpe a sinceridade, mas é que algum dia iremos “morrer” o restante tudo é um risco e imprevisível. Você pode estar em uma empresa durante anos e ela ser vendida ou passar por alguma mudança, e você ser demitido. Enfim, é isso!
Agora, o que você deve investir em 2023 para o desenvolvimento de sua carreira é:
1. Autoconhecimento: busque saber qual seu valor como profissional, entenda quem é você no mercado de trabalho e quais são seus pontos fortes e pontos a desenvolver. O fato de ter consciência já lhe coloca na frente de muitos que vivem no piloto automático e tem uma visão errada sobre si mesmo.
2. Tenha seu Currículo atualizado: sim, você precisa ter sempre seu CV atualizado para que você saiba o que já fez e está fazendo em sua carreira e caso algum headhunter ou até mesmo seu RH ou gestor lhe solicitar, você possa apresentar demonstrando seu valor.
3. Invista em uma apresentação profissional no LinkedIn: Você sabia que não apenas o mercado de trabalho olha seu perfil, mas como a sua própria empresa, parceiros e clientes. Uma apresentação profissional cria um branding para você demonstrando quem é seu valor e qual importância para que exerce no mercado que está inserido. Milhares de headhunters e recrutadores das empresas estão a cada minuto mapeando profissionais na rede e buscam profissionais se forem encontrados em suas pesquisas e também encontrarem informações que façam sentido com a vaga que estejam trabalhando e para isso o conteúdo que está em seu perfil é fundamental. Alguns tem em seu perfil conteúdos de uma contação de histórias, não é isso. Seu LinkedIn precisa conter sua trajetória de carreira e conquistas realizadas.
4. Faça terapia: busque hoje um psicólogo que você tenha recebido indicação de alguém confiável, avalie o currículo do profissional e recomendações. A saúde mental é fundamental para quem está no mercado de trabalho e muitas questões são tratadas sim no divã. Vamos quebrar esse paradigma que psicólogo é coisa de gente “louca”, o louco é quem acha que encontra todas respostas em livros de auto ajuda sem colocar em prática com um profissional formado na área suas “dores” e “dúvidas” sobre quem verdadeiramente é você nesse mundo. O ato de falar o que Freud chamava de “associação livre” ajuda você a eliminar a ansiedade e também a elaborar através de sua escuta quando fala, uma série de confusões que a nossa mente faz conosco. É natural, não se preocupe todos nós temos momentos de “quem sou, onde estou, sou bom o suficiente?”.
5. Cuide de seu corpo: vá fazer um check up médico, saiba como está sua saúde física. Quando sua mente e corpo estão saudáveis o restante se dá um jeito, como diz o senso comum. Mas é isso mesmo, sem saúde você não conquista nada mais na carreira. Você não pode fazer um curso de atualização se não estiver saudável não é mesmo?
6. Tenha em mente o que quer! É interessante a quantidade de pessoas que não sabem o que querem, sim! Alguns chegam achando que querem um emprego novo, quando na verdade querem apenas saber o que desejam. Quando isso ocorre a libertação é enorme, porque às vezes só querem ter a certeza de que estão no caminho certo e sozinhas tem uma insegurança em afirmar isso. Exemplo: “Quero uma promoção interna na empresa!” – Então, quais são os recursos que possuo para colocar em prática essa meta, alinhados ao momento de sua empresa, como vender isso internamente?. “Quero mudar de empresa” – Então, como me apresento ao mercado e será que estou fazendo corretamente esse processo?. “Quero mudar de país” – Então, estruture qual é o país e como é o mercado de trabalho no local, é preciso visto ou não, o que buscam, quem são as pessoas chave e como me aproximar para ser visto e lembrado!
7. Estude e se atualize: O mercado sempre esteve em crescimento e mudança, mas é fundamental que você entenda o que quer e o que esse mercado está necessitando no momento. Se você é um CFO é interessante que faça um MBA Executivo em Finanças em uma boa escola que pode ser internacional ou no Brasil, aqui temos algumas renomadas como o Insper, Dom Cabral e FIA – USP. Se você já em o inglês, estude espanhol, se tem os dois procure um terceiro idioma. Uma mente em movimento é uma mente aberta ao novo.
Agora o mais importante é o hábito, muitos profissionais se motivam assim como ir na academia, mas são aqueles que pagam, mas não comparecem para fazer o exercício – é o mesmo que paga a nutricionista e espera que ela emagreça seu corpo. Gente, tudo tem um tempo para acontecer, reserve sua ansiedade, aceite suas vulnerabilidades e se esforce um dia por vez para que seus objetivos sejam alcançados. Saiba o que é seu e o que é do outro, às vezes você pode não atingir uma meta porque algo externo não permite 100% que ocorra, mas terá consciência do seu esforço e dedicação, saberá seu valor e posicionamento. Em algum momento, algo irá acontecer positivamente, SE você estiver em MOVIMENTO.
Caso, precise de apoio em seu desenvolvimento de carreira, conte comigo!
Saiba mais no site: www.julianastarosky.com.br e reserve uma data para falarmos sobre seu momento através do WhatsApp (11) 97319-9230 ou e-mail juliana@staroskyconsultoria.com.br
Vamos juntos desenhar o que você quer e desenvolver um projeto de crescimento.
Comments