top of page
Foto do escritorJuliana Starosky

7 erros mais comuns no Currículo

Atualizado: 24 de nov. de 2021

Por Juliana Starosky


A oportunidade para se aproximar as oportunidades do mercado de trabalho começa pelo currículo, e algumas vezes, candidatos são pegos nesse primeiro obstáculo quando estão à procura de emprego.

Cito algumas situações e dicas mais comuns sobre como evitá-las.

1. Formatação ruim:


Atualmente, existem vários modelos visualmente estéticos, mas que mostram pouco conteúdo, um design limpo, é tudo o que você precisa com fonte que seja fácil para ler.

2. Falta do Resumo de Qualificações:

O resumo de qualificações é a primeira leitura que os profissionais fazem de seu CV, então nele você deve contabilizar o tempo de sua experiência e no que verdadeiramente você tem como pontos fortes para que uma empresa tenha interesse em lhe contratar.

3. Concentrar-se em tarefas e não em realizações

Chame a atenção para suas realizações, em vez de se desvencilhar da descrição do seu trabalho. Pense em projetos e processos que você tenha desenvolvido na empresa onde esteve ou está, o que foi de sua responsabilidade que trouxe impacto para o negócio e pessoas.


4. Usando clichês


O uso de termos como “bom comunicador”, “atitude capaz de agir” e “jogador da equipe” sem fundamentá-los com fatos ou exemplos agregará muito pouco (se houver) valor e quem estiver lendo seu currículo simplesmente desligará. Saia do uso do jargão e destaque habilidades-chave específicas com exemplos válidos para dar credibilidade ao seu currículo.


5. Informações incorretas


Datas que não coincidem, informações pessoais incorretas. No entanto, você pode nem entrar em contato pessoalmente se tiver anotado o número de telefone ou o endereço de e-mail incorretos. Verifique tudo.


6. Cargos confusos


É fato que cada empresa possui nomenclaturas próprias para seus cargos, e quando o profissional vai para o mercado de trabalho pode gerar confusão para o recrutador. Então, tende entender como seu cargo é chamado no mercado de trabalho.

7. Lacunas de emprego

As lacunas de emprego e desemprego podem gerar julgamentos. Porém, podem ser períodos em que você aprendeu e desenvolveu novas habilidades. Agrupar papéis semelhantes em títulos como 'Consultor' ou declarar períodos de período sabático ou estudos é muito melhor do que deixar espaços em branco. Deixar para o empregador adivinhar pode resultar em julgamentos e, finalmente, ter seu currículo não considerado para o processo seletivo.


---------------------------

Sobre a autora: Com experiência de 14 anos em Executive Search no Brasil e uma das maiores requisitadas no assunto carreira através do LinkedIn. Conheça um pouco mais sobre a minha trajetória, formação e atuação como profissional diferenciada: https://www.julianastarosky.com.br/sobre


Quer saber mais como eu posso te ajudar? Me envie uma mensagem, juntos iremos potencializar todos seus talentos, prepare-se para um mundo de possibilidades. Desenvolvimento de carreira é coisa séria, invista em você: https://www.julianastarosky.com.br/servicos

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page