top of page

3 Sugestões de Respostas para a pergunta na Entrevista de Emprego: “Fale-me um pouco sobre você?”

Por Juliana Starosky


A entrevista de emprego é sua única chance de evoluir ou não em um processo seletivo. Por isso, é fundamental ter autoconhecimento e se preparar antes de alinhar o seu discurso de acordo com a necessidade do que a empresa procura. Saiba que, cada pergunta é uma oportunidade de você demonstrar seu valor para o negócio e pessoas. Uma das questões mais frequentes e, ao mesmo tempo, desafiadoras é: "Fale-me um pouco sobre você." Esta pergunta, aparentemente simples, pode ser um campo minado se mal interpretada ou uma janela de oportunidade se bem navegada. Este artigo visa explorar como profissionais, especialmente gerentes e executivos, podem abordar essa pergunta de forma eficaz e autêntica.





Eu Juliana, já entrevistei muitos profissionais e na grande maioria, muitos ainda não sabem construir um discurso construtivo que vendam quem realmente são e o valor que possuem para o mercado. Alguns, são humildes demais e outros extrapolam em sua autopromoção. Sempre digo, o ideal é o equilíbrio, mas sim é fundamental construir a sua marca no mercado e falar sobre ela com energia positiva. Tenha consciência de que nem sempre a pessoa leu o seu Currículo ou perfil do LinkedIn e mesmo que tenha lido, pode não ter consciência exatamente de seu valor. Por isso, prepare-se sempre! 


Ao ouvir "Fale-me um pouco sobre você", muitos candidatos caem na armadilha de recitar seu currículo ou se perder em detalhes irrelevantes, começam a falar desde quando escolheram o curso de graduação até a experiência atual ou última, deixando o tempo passar não permitindo que o recrutador tenha oportunidade de explorar com novas perguntas (normalmente, uma entrevista de emprego podem durar de 30min, 40min até 1h - dependendo do tempo da pessoa que lhe entrevista).


Exatamente por isso, o segredo é encontrar um equilíbrio, fornecendo uma visão concisa de sua trajetória profissional, habilidades e, mais importante, seus valores como profissional, além de competências técnicas e comportamentais. Tenha consciência de que o relógio corre, enquanto você pode perder tempo com fatos irrelevantes para o recrutador ou seja lá quem for, que esteja lhe entrevistando. O importante é ter o seu pich bem elaborado e compartilhar com quem está próximo, para a pessoa avaliar se ela entendeu ou tem algo para ser melhorado. Cuidado, saiba que também existem colegas e amigos que preferem não perder amizade, então optam em não apontar melhorias, acatando algo que não está legal. Talvez, também porque você seja uma pessoa que não esteja aberto à feedbacks e críticas construtivas, pense nisso!


Agora, quero que você saiba que a resposta a essa pergunta deve estabelecer uma conexão direta sobre quem é você, quais suas competências técnicas e comportamentais, valores e onde se encaixa no mercado, ou seja, como pode ajudar uma empresa em seu “problema” atual.

Aqui compartilho alguns exemplos que você pode customizar e utilizar em seu roteiro:


Sugestão 01:


"Olá, sou XX (nome completo), possuo mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia (software), especializei-me em liderar equipes de desenvolvimento de produtos, gerenciando desde a concepção até o lançamento. Minha trajetória de carreira foi desenvolvida em empresas como: “Citar todas elas”. Possuo MBA em XX, Graduação em XX, meu inglês está avançado, me comunico bem. No meu último cargo como Diretor de Produto na Empresa X, lideramos uma transformação digital que resultou em um aumento de 30% na receita recorrente. Sou apaixonado por inovação e eficiência e estou buscando uma oportunidade onde possa aplicar minha experiência em liderança e gestão de produtos para impulsionar o crescimento e a excelência operacional."


Sugestão 02:


"Olá, me chamo XX. Minha jornada começou há 20 anos como analista de sistemas, onde rapidamente desenvolvi uma paixão por resolver problemas complexos. Essa paixão me levou a assumir papéis de liderança, culminando em minha posição mais recente como Vice-Presidente de Operações na Empresa Y. Lá, liderei nossa equipe na implementação de soluções inovadoras que aumentaram a eficiência operacional em 40%. Estou motivado pelo desafio de transformar organizações e acredito que minha experiência pode contribuir significativamente para o sucesso de sua equipe."


Sugestão 03:


"Como um executivo focado em resultados, tenho um histórico comprovado de liderança de equipes para superar metas e entregar projetos com sucesso em empresas do segmento X, Y, Z, sendo elas: citar todas. No meu último papel como Gerente Geral na Empresa Z, implementei estratégias que resultaram em um aumento de 25% na satisfação do cliente e uma expansão de 20% no mercado. Minha abordagem é baseada em análise de dados e liderança participativa, e estou procurando uma posição onde possa aplicar essas habilidades para promover um crescimento significativo e sustentável."


É essencial narrar sua trajetória profissional de forma que demonstre quem é você no meio de milhares de profissionais com carreira similar de forma mais objetiva levando em consideração a experiência atual e um briefing do meio e início da carreira. Afinal, uma empresa normalmente procura o profissional com foco em sua experiência mais recente, claro não desmerecendo as anteriores. 


Na Starosky Consultoria, percebemos que a pergunta "Fale-me um pouco sobre você" é mais do que um convite para falar sobre uma carreira; é uma oportunidade para apresentar uma narrativa coerente de suas competências e valores, destacando o alinhamento entre suas aspirações e os objetivos atuais da empresa. Portanto, ao se preparar para a próxima entrevista, lembre-se de que sua resposta a esta pergunta pode definir o tom de toda a conversa, abrindo caminhos para um diálogo mais profundo e significativo.


"Na entrevista de emprego, Fale-me um pouco sobre você é mais que uma pergunta; é a sua chance de tecer uma narrativa que une passado, presente e futuro, destacando sua jornada única, construindo valores e como ela se encaixa na necessidade atual da empresa que busca um profissional." - Juliana Starosky


----------------------

Quem sou:

Me chamo Juliana Starosky, sou mãe do Gabriel com 12 anos de idade e casada com o André Moser, em 2012 fundei a Starosky Consultoria, uma boutique especializada em Capital Humano para equilibrar a vida profissional e pessoal. Com mais de 18 anos de experiência em Executive Search, hoje dedico minha carreira a ajudar gerentes e executivos a construir e fortalecer seus branding pessoais e profissionais. Minha paixão é conectar talentos excepcionais a organizações que valorizam a excelência e a inovação.


Na Starosky Consultoria, adoto uma abordagem personalizada, comprometida em entender as necessidades únicas de cada cliente. Acredito que o sucesso em minha área vem da combinação de experiência profunda, empatia e uma abordagem prática, características que aplico em todos os projetos que lidero.

O que ofereço para:

Soluções para Gerentes e Executivos:


  1. STAR Career Hunter: O programa STAR Career Hunter oferece soluções abrangentes para Gerentes e Executivos que desejam se destacar no mercado de trabalho. Com foco em autoconhecimento e estratégias de marca pessoal, você ampliará sua visibilidade para headhunters e empresas, impulsionando sua carreira de forma assertiva.

  2. Consultoria de Carreira: Personalize sua carreira e destaque-se no mercado com nossos serviços de Consultoria de Carreira, como: ▪ Currículo atrativo, ▪ LinkedIn memorável ▪ Simulação de entrevista ▪ Assessment DISC

  3. Mentoria de Carreira: Oferecemos a flexibilidade de contratar reuniões individuais conforme sua necessidade. Tenha um mentor dedicado para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e desenvolver estratégias personalizadas para sua carreira. Escolha entre opções semanais, quinzenais ou mensais, garantindo suporte contínuo em sua busca por crescimento profissional.

  4. Coaching de Carreira: Coaching de carreira é uma técnica que utiliza perguntas poderosas e ferramentas de apoio para ajudar os indivíduos a alcançarem seus objetivos profissionais e desenvolverem seus potenciais.


Soluções para Empresas:


  1. STAR Career Transition: O STAR Career Transition é um programa humanizado e muito prático individualizado que ajuda o profissional a ser o protagonista de sua carreira, seja na busca por novo emprego, abrir um negócio próprio ou em sua aposentadoria.

  2. Palestras: ▪ Branding Profissional ▪ Gestão da Carreira ▪ LinkedIn para Carrreira ▪ Construíndo o Plano B ▪ Empreendedorismo ▪ Felicidade na Carreira ▪ Como construir e gerenciar um Networking

  3. Mentorias: ▪ Executivos e Gerentes individuais



 
 
 

Comments


Onde estamos: Av. Agami, 40 - Moema

São Paulo - SP e Alphaville - SP

WhatsApp | Cel.: (11) 97319-9230

E-mail: contato@staroskyconsultoria.com.br

  • LinkedIn
  • Spotify
  • Instagram
  • Whatsapp

© 2012 Criado orgulhosamente por Juliana Starosky, sócia fundadora da

Starosky Consultoria de RH Ltda - Todos os direitos autorais reservados

bottom of page