top of page
Foto do escritorJuliana Starosky

3 dicas que você deve seguir enquanto esta empregado.

Atualizado: 24 de nov. de 2021

Por Juliana Starosky





O mercado de trabalho e um emprego tão sonhado é algo que todo profissional deseja desde que ingressa no vestibular e faz sua graduação, certo? Então, você consegue um estágio e vai crescendo na carreira até uma Gerência ao cargo Executivo. Até aí tudo bem, mas muitos profissionais não se planejam enquanto estão empregados, você sabia disso? Sim, porque o processo é tão automático que ninguém pensa a longo prazo.


Nosso Brasil já viveu diversas crises econômicas que fizeram com que empresas desligassem seus trabalhadores em todos os níveis. A pandemia de 2020 até agora 2021 só ficou mais intensa porque é mundial.


Aqui estão 3 dicas que você deve seguir para não cair no desespero quando uma notícia que ninguém gosta de ouvir surgir, “você é um ótimo funcionário, mas precisamos desligar você por uma estratégia da empresa”.


1. Guarde um percentual do dinheiro que ganha para investir em sua carreira:


É fato que o dinheiro é fundamental para sobrevivência do ser humano, seja para comprar seus alimentos, pagar suas contas, enfim, sobreviver. E mais ainda, investir em uma consultoria de carreira para avaliar seu potencial talento para o mercado de trabalho, elaborar estratégias de ser visto e lembrado e se manter ativo na rede, mesmo você estando empregado hoje. Procure buscar autoconhecimento para saber que pontos a desenvolver são necessários para você se diferenciar em meio ao grande número de trabalhadores que temos no mercado.


Caso real: Paulo quer fazer um curso de liderança, mas ele não sabe que já tem a liderança bem desenvolvida. Então, o profissional não esta tendo estratégia, esta jogando dinheiro fora porque por falta de autonhecimento esta investindo em uma força sua quando deveria investir em algo que verdadeiramente precisa desenvolver. E para saber o que ele precisa, sejam competências técnicas ou comportamentais, é necessário avaliar o indivíduo em sua essência.


2. Cuide de sua saúde emocional e física:


Você está todo focado no trabalho e não se dá conta que está se alimentando errado, dormindo mal, está absorvendo muito estresse durante o dia, sem ter uma fonte de para eliminar essa energia. É fato que muitos profissionais empregados, acreditam que isso é besteira e que não faz sentido porque estão “pilhados” com o trabalho. Contudo, muitos que foram desligados durante a pandemia agora sentem na pele toda a conta que ficou para ser paga agora. Então, estão estressados, alguns sem dinheiro porque não guardaram e podem adoecer porque o processo na busca de um novo desafio de carreira leva algum tempo e exige mais do profissional do que de outra pessoa.


3. Planeje sua carreira:


Você já deve ter visto muitos casos que são admirados por aí, e você quer a receita de bolo para seguir para si, não é mesmo? Pois é, só que o sapato que cabe no pé do outro, nem sempre cabe em seu pé. Toda pessoa é única e tem seus desejos, valores, metas e é motivada por algo (propósito), contudo poucas sem conhecem e planejam suas carreiras e novamente ficam a mercê de que outro (a empresa) seja responsável em desenvolver sua carreira. O fato é que todo profissional deve investir em autoconhecimento e planejar sua carreira e não deixar para o outro o que é de sua responsabilidade.


Não existe uma segurança no mercado de trabalho, o que muitos procuram a tal “estabilidade” a carreira “segura” que nossos pais e avós tinham, já ficou para trás. Hoje, você faz sua carreira, e ela não é 100% estável, porque o mundo muda, veja o que estamos enfrentando agora. Algo muito novo, o fato é que é necessário ter resiliência, se reinventar e planejar sempre para sair dessa sem grandes impactos negativos para sua vida profissional e até pessoal.


Aprenda a investir em sua carreira e coloque sempre como uma meta a ser cumprida em primeiro lugar, porque é com sua carreira que você gera renda e paga suas contas todos os meses, não é mesmo!


-----------------------------------------------------------------------------

Saiba mais quem é Juliana Starosky: Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Autora do Blog do Headhunter | Por Juliana Starosky com mais de 191.364 visualizações: https://julianastarosky.blogspot.com/


Você também pode conferir o que preparamos para você na Loja da Carreira, clique aqui: https://www.julianastarosky.com.br/lojacarreira


73 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page