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10 itens que você deve considerar quando escolhe um Consultor de Carreira.

Por Juliana Starosky


Olá, hoje quero levar você à reflexão para que fuja de Vendedores de Sonhos na Carreira e saiba escolher corretamente quem irá lhe ajudar em seu desenvolvimento. Existem muitos profissionais éticos e excelentes por aí, só precisa avaliar adequadamente.


No desenvolvimento de carreira, é comum encontrarmos profissionais que prometem o céu, mas entregam bem pouco. São os chamados "vendedores de sonhos". Eles prometem o que não entregam, mas muitas vezes não têm a experiência ou a expertise para apoiar suas promessas. Aqui estão algumas dicas sobre como fugir desses vendedores de sonhos e como avaliar um consultor de carreira autêntico:


1. Experiência e Qualificação: O consultor deve ter experiência relevante e qualificações na área de aconselhamento de carreira. Eles devem ser capazes de mostrar um histórico de sucesso ajudando outras pessoas em situações semelhantes à sua em seu nível de atuação.


2. Reputação: Faça uma pesquisa para verificar a reputação da consultoria. Você pode buscar avaliações e depoimentos de clientes anteriores. As mídias sociais e sites de avaliação podem fornecer informações valiosas. Faça uma pesquisa no Google com e estude se existem reclamações.


3. Personalização do Serviço: Um bom serviço de consultoria de carreira deve ser capaz de personalizar seus serviços para atender às suas necessidades específicas. Eles devem ser capazes de entender seus objetivos de carreira, habilidades, pontos fortes e áreas de desenvolvimento dentro da proposta oferecida.


4. Abordagem e Metodologia: Conheça a abordagem e a metodologia que a consultoria usa. Eles usam ferramentas de avaliação de carreira? Eles fornecem orientação prática e passos acionáveis? Você terá ferramentas de apoio e fácil acesso para tirar dúvidas, dentro da proposta oferecida?


5. Transparência: A consultoria deve ser transparente sobre seus preços, serviços oferecidos e o que você pode esperar ao trabalhar com eles. Falsas promessas com o que não se tem controle, como "emprego" e "entrevistas" já é um sinal amarelo que se deve ficar atento. Além, de garantir mudança de comportamento em X reuniões. Saiba, que um consultor jamais pode prometer o que não tem controle, apenas direcionar.


6. Conexão Pessoal: Como a consultoria de carreira é um serviço muito pessoal, é importante que você se sinta confortável e conectado com o consultor. Eles devem ser empáticos, ouvir ativamente e fornecer feedback construtivo. É importante, que você saiba que a pessoa que lhe vende a consultoria é aquela que irá lhe assessorar do início ao fim.


7. Resultados: Um consultor de carreira competente não apenas fornece conselhos e orientações em suas ferramentas de carreira, mas também ajuda você a obter resultados práticos desde que você esteja aberto à mudança, isso quando falamos de comportamento. Eles devem ser capazes de demonstrar como ajudaram os clientes anteriores a alcançar seus objetivos de carreira.


8. Confidencialidade e Ética: O consultor deve garantir a confidencialidade e ética de suas informações pessoais e profissionais. Eles devem ter políticas claras sobre como protegem a privacidade de seus clientes.


9. Acompanhamento: Veja se a consultoria oferece algum tipo de acompanhamento após a conclusão dos serviços. Este pode ser um sinal de comprometimento com o seu sucesso a longo prazo.


10. Investimento: Por fim, considere se os serviços oferecidos pela consultoria de carreira oferecem um valor assessível para investimento e compare entre as propostas de demais consultorias e consultores. O mais caro nem sempre é o melhor e o mais barato pode não fornecer os serviços de que você precisa. Entenda, o valor do que é oferecido na proposta, avalie os prós e contras.


Lembre-se, o desenvolvimento de carreira é uma jornada pessoal. Não existem atalhos ou soluções mágicas. Portanto, escolha um consultor de carreira que seja autêntico, experiente e ético. Eles podem não apenas ajudar a orientar a sua carreira, mas também fornecer apoio e encorajamento ao longo do caminho.


Agora, é fundamental ao contratar, ter consciência de que 50% do esforço de todo trabalho, também cabe à você! É o mesmo que pagar a academia e não ir fazer o treino, não terá resultados, não é mesmo?


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Juliana Starosky


Ajudo você Executivo e Gerente a construir a sua marca no mercado de trabalho | +18 anos em Executive Search, Headhunter, Coach, Psicóloga |+ 45k seguidores | 191 artigos publicados.


Possuo experiência de 18 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criei um Blog do Headhunter para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho, hoje com 210.024 acessos.


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© 2012 Criado orgulhosamente por Juliana Starosky, sócia fundadora da

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